terça-feira, 30 de julho de 2013

Gravidez em pacientes de fertilização in vitro com idade superior a 50, não traz mais riscos do que em mulheres mais jovens


É o que mostra estudo feito nos Estados Unidos com mulheres na pós-menopausa


O CFM (Conselho Federal de Medicina) divulgou no dia 16 de abril deste ano novas regras de reprodução assistida. Uma delas diz respeito à “idade máxima das candidatas à gestação de reprodução assistida é de 50 anos”. Limitando, assim, muitas mulheres do sonho de ser mãe. 

Porém, uma p
esquisa publicada no início de fevereiro de 2012, nos Estados Unidos, sobre gravidez em mulheres mais velhas, já lançava dúvidas sobre a crença de que quanto maior a idade da futura mãe, maior a probabilidade de riscos.

estudo  da Columbia University Medical Center, publicado no Jornal Americano de Perinatologia,  é o maior até agora sobre gravidez em mulheres desta idade e foi realizado com 101 pacientes na pós-menopausa que receberam  tratamento de fertilização in vitro e usaram  óvulos doados.  O resultado mostrou que a gravidez nesta faixa etária não apresentava mais riscos do que a de mulheres mais jovens, que conceberam com o mesmo método.

Foi constatado que mulheres com mais de 50 anos tinham a mesma probabilidade de desenvolver complicações como diabetes gestacional ou parto prematuro, como pacientes submetidas ao mesmo tratamento com idade inferior a 42 anos.  A única diferença entre as duas faixas etárias era a de que as mais velhas possuíam uma chance ligeiramente superior de desenvolver pressão arterial elevada.

Afinal uma mulher saudável e em boa forma física, grávida aos 50 e poucos anos, deve apresentar menos complicações e riscos que, por exemplo, uma gestação em pacientes mais jovens portadoras deHipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabete Mellitus (DMentre outros; assim como adolescentes de menos de 15 anos que não apresentam desenvolvimento físico, intelectual e emocional para ser mãe.

Um dos autores do estudo afirmou que mulheres mais velhas se saem muito bem no tratamento se estiverem saudáveis. Ele explicou que, enquanto a produção de óvulos, de fato, diminui com a idade, a capacidade de carregar uma criança concebida com óvulos doados mudará menos ao longo do tempo. Para ele, “o útero é um órgão muito diferente do que os ovários".

Os pesquisadores salientaram que as mulheres participantes da pesquisa tinham bom nível escolar e estavam bem financeiramente, o que lhes proporcionou condições de ter cuidados e, assim, manter a saúde física.
As mães de “primeira viagem” estão ficando mais velhas e isso é um fenômeno mundial.  Ao longo dos últimos dez anos, o número de mulheres acima de 45 anos a dar à luz, mais do que duplicou nos EUA. Aqui no Brasil o número também está em ascensão. Os obstetras argumentam que  muitas mulheres na casa dos 50, hoje, estão tão em forma e saudáveis quanto  mulheres dez ou 15 anos mais jovens. Assim, a taxa de sucesso para as mulheres engravidarem com idade superior a 40 usando óvulos doados é de cerca de 50%. 

Porém, é bom lembrar que não existe botox para o útero. Grande parte deste sucesso vem graças aos avanços da tecnologia e da medicina.  O congelamento de óvulos, por exemplo, permite às mulheres adiarem a maternidade por mais tempo.

Há muitos fatores que motivam uma mulher a buscar um filho nesta idade. Algumas, por já estarem tentando há alguns anos, outras pela vontade de atingir um status profissional, postergam o casamento ou a gravidez e, ainda, outras, mesmo já tendo filhos, mas com um novo relacionamento, desejam dessa união a chance de gerar um bebê. Soaria muito melhor se essa decisão fosse apenas um aconselhamento e não uma determinação, uma vez que uma mulher com boas condições físicas e emocionais mesmo com idade superior aos 50 anos tem o direito de conceber.
  
Assim, uma conduta médica “obrigada” pelo CFM, que não considera a peculiaridade de cada paciente ou casal, perde o sentido humanizado e individualizado dos tratamentos. Traz a idéia que são todos iguais como tubos de ensaio em laboratórios em que as reações químicas são previsíveis, idênticas, padronizadas, sem variações, detalhes ou nuances. O texto significa que não caberá ao médico escolher nada diferente do que está sendo proposto. E as pacientes?


*Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi é diretor do Centro de reprodução humana do IPGO, ginecologista-obstetra especialista em medicina reprodutiva, trilha sua carreira auxiliando casais na busca por um filho e durante toda a gestação. Membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica, da European Society of Human Reproductive Medicine. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa casa de São Paulo e pós-graduado pela AAGL, Ilinos, EUA em Advance Laparoscopic Surgery. O especialista além de autor de diversos livros na área médica como Fertilidade Natural, Grávida Feliz, Obstetra Feliz, Fertilização um ato de amor, e Os Tratamentos de Fertilização e As Religiões, Fertilidade e Alimentação, todos pela Editora LaVida Press e Manual da Gestante, pela Editora Madras. Criou também os sites: www.ipgo.com.brwww.fertilidadedohomem.com.br;www.fertilidadenatural.com.br, onde esclarece dúvidas e passa informações sobre a saúde feminina, especialmente sobre infertilidade. Apresenta seu trabalho em congressos no exterior, o que confere a ele um reconhecimento internacional.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Estudo americano mostra que cortar carboidratos pode aumentar a chance de concepção e nascimento durante tratamento de FIV


Estudo apresentado dia 06 de maio deste ano, durante o 61º Encontro Clínico Anual do Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas, mostrou que mulheres que reduziram a ingestão de carboidratos e aumentaram a ingestão de proteína, durante tratamento de fertilização in vitro, aumentaram significativamente a chance de concepção e nascimento de uma menina.  

O pesquisador Jeffrey Russell, do Instituto de Medicina Reprodutiva Delaware em Newark foi quem apresentou os resultados. Segundo ele, dietas de carboidratos-carregados criam um ambiente oócito hostil mesmo antes da concepção ou implantação.

Ele comentou que óvulos e embriões não estarão bem em um ambiente de alta glicose. Ao reduzir carboidratos e aumentar proteínas, a mulher estaria banhando seu óvulo de forma saudável, com suplementos nutritivos.

O estudo surgiu após o médico perceber a má qualidade dos embriões de mulheres jovens e saudáveis que conheceu por meio de seu programa de fertilização in vitro. Ele admitiu que não sabia descobrir o porquê, já que elas não estavam acima do peso nem eram diabéticas.

O estudo contou 120 mulheres com 36 e 37 anos de idade e que completaram um registro alimentar de três dias. Para algumas, a dieta diária foi de 60% a 70% de hidratos de carbono. Elas comeram mingau de aveia no café da manhã, um pão no almoço e macarrão para o jantar, e nenhuma proteína.

As pacientes foram classificadas em dois grupos: aquelas cuja dieta média foi mais do que 25% de proteína e aquelas cuja dieta média era inferior a 25% de proteína. Não houve diferença no índice de massa corporal médio entre os dois grupos.

Houve diferenças significativas em resposta à fertilização in vitro entre os dois grupos. O desenvolvimento de blastocisto foi maior no grupo de alta proteína do que no grupo de baixa proteína (64% vs 33,8%), assim como as taxas de gravidez clínica (66,6% vs 31,9%) e taxas de nascidos vivos (58,3% vs 11,3%).

Quando a ingestão de proteína era superior a 25% da dieta e a de hidratos de carbono inferior a 40%, a taxa de gravidez clínica subia para 80%. Dr. Russell agora aconselha todas pacientes de fertilização in vitropara reduzir a ingestão de carboidratos e aumentar a ingestão de proteínas.

O médico, porém,  frisou que não há restrição calórica e que este não é um programa de perda de peso, é um programa nutricional, enfatizando que não é sobre perder peso para engravidar, mas sobre alimentação saudável para engravidar.

Já outro estudo, apresentado durante encontro de 2012 na Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM), mostrou que pacientes de fertilização in vitro que mudaram para uma dieta de alta proteína e baixo carboidrato e depois passaram por outro ciclo, tiveram aumentadas suas taxas de formação de blastocisto de 19% para 45% e sua taxa de gravidez clínica de 17% para 83%.

Mesmo pacientes não-FIV com síndrome do ovário policístico têm melhorado as taxas de gravidez depois de fazer esta mudança de estilo de vida, observaram os pesquisadores.

Drª Amanda Alvarez, ginecologista que faz parte da equipe da área de Reprodução Humana do IPGO e que estece presente no 61º Encontro Clínico Anual do Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas comenta: “Os médicos concordaram que estudos como esses demonstram quão pouco se sabe sobre o efeito de micronutrientes nas dietas sobre diversos aspectos da reprodução. Eles afirmam que os resultados mostram um campo aberto para pesquisas futuras e criam perguntas como se, por exemplo, é o carboidrato em geral ou os efeitos inflamatórios de glúten em carboidratos em grão que são prejudiciais para os resultados de fertilização in vitro”.

Primeira Obra Nacional
Como mostra o estudo acima, a alimentação, aquilo que comemos todos os dias, pode ser um detalhe que, a princípio, tem pouca importância, mas pode estar diretamente relacionada ao sucesso de uma gestação.

“Fertilidade e Alimentação” (2012) pode ser considerado o primeiro livro brasileiro que trata deste tema e foi escrito com rigor científico e base na experiência clínica do Centro de Reprodução Humana do IPGO. Escrita por Dr. Arnaldo Cambiaghi, com a colaboração da nutricionista Débora de Sousa Rosa, a obra demonstra a influência dos alimentos não só na fertilidade, propriamente dita, mas também em sua ausência, além de doenças.
Por exemplo, nos capítulos são abordados temas como: a dieta mediterrânea; padrão alimentar ideal; alimentos que devem ser priorizados e evitados e comendo fora de casa, por exemplo. Além de dicas de alimentação durante a gravidez.
Também são demonstrados os exames fundamentais para se avaliar a fertilidade, assim como os principais tratamentos e orientações de como preservá-la e se preparar para uma gravidez sadia, além de receitas e dicas com os alimentos mais indicados. “Livros com temas similares geralmente são traduções que nem sempre se adaptam ao cardápio da nossa cultura, tão rica graças à miscigenação de vários povos”, afirma Arnaldo Cambiaghi.
 “E não é só isso. Mulheres que sofrem com algumas doenças também podem melhorar ou agravar a situação, dependendo do que colocarem em seus pratos”, alerta Drª Amanda Alvarez.
Aquelas com endometriose encontram no livro dicas com uma terapia nutricional e conhecem substâncias que estão presentes em alimentos que podem até agravar a dor que sentem. Já quem tem a SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) também se informam sobre os aspectos nutricionais e conhecem quais alimentos não podem faltar em suas dietas.
“Outro assunto delicado é o abortamento. Em um dos capítulos do livro o tema é colocado em destaque e questões como obesidade e baixo peso são levantados. Além disso, um texto já apontava como a deficiência de micronutrientes está associada a resultados gestacionais negativos e como compensar esta falha”, encerra Cambiaghi.  

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Notícia veiculada pela grande imprensa sobre custos de uma fertilização in vitro cair para apenas 570 reais é equivocada


Divulgação não levou em conta todas as fases do tratamento, mas apenas uma, a que diz respeito à cultura dos embriões

Matéria divulgada pela mídia esta semana informa que novas tecnologias levariam a uma redução nos custos da fertilização in vitro (FIV), que poderia chegar a apenas 570 reais. Considerando que cada vez mais casais necessitam deste procedimento para realizar o sonho de serem pais, mas devido aos altos custos, em torno de 15.000 reais, este procedimento não é acessível à grande parte das pessoas, a notícia foi recebida com muito entusiasmo.
Realmente, muitos esforços vêm sendo empreendidos no intuito de baratear os custos do tratamento, entretanto, as informações foram divulgadas, infelizmente, de forma equivocada.
Esta informação se refere a um estudo, realizado na Bélgica, e apresentado esta semana durante o congresso da European Society of Human Reproduction and Embryoly (ESHRE), em Londres.
O que os pesquisadores belgas apresentaram foram novas técnicas, mais baratas, de cultura dos embriões – First preganancies with a simplified IVF procedure: a crucial step to universal and accessible infertility care. No método convencional, os mesmos ficam pelo menos três dias em cultura, em incubadoras modernas com gás dióxido de carbono para controlar níveis de acidez.
Em vez disso, a equipe do Genk Institute for Fertility Technology obteve dióxido de carbono a partir da mistura de ácido cítrico e bicarbonato de sódio, necessitando menor aparelhagem  e tornando, assim, o procedimento muito mais barato. Entretanto, a cultura dos embriões é somente um dos passos do ciclo de FIV.
Para se realizar essa técnica, a mulher recebe, inicialmente, injeções de hormônios, com o objetivo de desenvolver em seus ovários, folículos com óvulos. Durante esta fase, faz-se um acompanhamento ultrassonográfico e laboratorial (dosagens hormonais) até o momento mais adequado para a coleta, que é feita por meio de uma agulha especial, guiada por ultrassom transvaginal e sob sedação. Os óvulos aspirados são encaminhados ao laboratório, no qual são fertilizados com os espermatozoides do parceiro. A técnica nova não modifica esses passos e nem seus custos até aqui.

Confirmada  a fertilização, os embriões formados são mantidos em uma incubadora em um ambiente que simula as condições de temperatura, oxigênio e nutrientes do trato genital feminino. Com o novo método, essa fase é bem mais barata e necessita de menos aparelhos. Após alguns dias acompanhando o crescimento dos embriões, estes são transferidos ao útero da mãe para que complete seu desenvolvimento.

O novo método apresentado não modifica os outros passos do ciclo de fertilização. Assim, mesmo reduzindo-se os custos do laboratório, não se alteram os custos com medicação, acompanhamento, coleta de óvulos e transferência. Portanto, o tratamento não será de 570 reais como divulgado.

“É preciso cautela ao se divulgar isso, pois a diferença no tratamento, com esta novidade, seria em torno de 2 a 3 mil reais, referentes a algumas fases laboratoriais. E esta economia, infelizmente, pode não ter resultados no final”, afirma Arnaldo Cambiaghi, diretor do IPGO.

Rogério Leão, ginecologista obstetra especialista em reprodução humana e cirurgia endoscópica e membro do corpo clínico do IPGO lembra que além disso, os resultados ainda são prematuros e experimentais, não aplicáveis à prática clínica. No estudo, os testes foram realizados somente com pacientes jovens, sem fator masculino grave e com boa quantidade de óvulos coletados (pelo menos 8). Casos com alteração do sêmen, por exemplo, muitas vezes necessitam uma técnica especial para fertilizar os embriões, chamada ICSI (Intracytoplasmatic sperm injection - injeção intracitoplasmática de espermatozoide).

“Na FIV clássica, os óvulos são colocados junto dos espermatozóides e a fertilização ocorrerá espontaneamente. Na ICSI, os óvulos são fertilizados injetando-se um espermatozoide em cada óvulo. Isso não é possível com o novo método proposto”, diz Leão. 

Cambiaghi aponta que, no estudo, a taxa de sucesso ficou cerca de 30% abaixo da FIV convencional, que hoje gira em torno de 50%. “Apesar disso tudo, para alguns casos, poderá ser uma forma de reduzir os custos do procedimento. Assim, não podemos nos iludir com os dados apresentados, mas
aumenta a esperança de que, no futuro, a FIV seja um tratamento acessível a todos”, diz o diretor do IPGO.

Fonte: Assessoria de comunicação do IPGO