O XVII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida aconteceu este ano na cidade de Bonito (MS), entre os dias 21 a 24 de agosto. Este evento é o maior congresso nacional da medicina reprodutiva no Brasil.
A Dra. Suely Resende, presidente do congresso, resumiu as principais novidades apresentadas. Acompanhe:
A Dra. Suely Resende, presidente do congresso, resumiu as principais novidades apresentadas. Acompanhe:
"Neste ano, contamos com a participação de oito professores internacionais e aproximadamente 90 professores nacionais na apresentação das aulas, o que proporcionou uma excelente grade científica, trazendo novas tecnologias laboratoriais, como o Time Lapse. Esta técnica observa diuturnamente os embriões nas incubadoras equipadas com cãmeras adequadas, favorecendo a escolha do melhor embrião, pois o desenvolvimento deste é observado em tempo real.Ele também proporciona o aprimoramento da escolha do embrião com melhor simetria, tempo de divisão e o cultivo estendido chegando a embrião de quinto dia de evolução (blastocisto), oferecendo maior taxa de implantação e viabilizando a concretização do sonho do bebê em casa.
Em relação à área clínica foram discutidos protocolos convencionais e alternativos com o intuito de se conseguir uma estimulação ovariana mais adequada, garantindo uma qualidade melhor de óvulos e consequentemente, melhores embriões.
Cursos para a realização do diagnóstico genético pré-implantacional (PGD) e outros aspectos genéticos na pesquisa do melhor embrião, foram oferecidos. Além disso, houve um módulo específico sobre a avaliação e tratamento do homem infértil.
Várias áreas que atuam junto a medicina reprodutiva tiveram cursos de capacitação, como a enfermagem. Na psicologia foi lançado o I Consenso de Psicologia na Reprodução Assistida. Vários juízes, advogados entre outros profissionais, participaram de uma mesa onde foram discutidos os aspectos éticos, legais da reprodução humana assistida.
Foram oferecidos grandes oportunidades de estudo, atualização e de confraternização aos mais de quatrocentos participantes de todo o Brasil que vieram até o nosso querido estado do Mato Grosso do Sul".
Dra. Suely Rezende, presidente do XVII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida |
Nenhum comentário:
Postar um comentário