segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Diário da minha FIV: aspiração dos folículos


Chegou o grande dia, o da aspiração dos folículos para obtenção dos óvulos. Acordei cedo, tomei banho, mas não utilizei nenhum produto cosmético. Os médicos recomendam que não se aplique nada na pele, nem mesmo desodorante. Não vou me arriscar a dar uma explicação para tal, pois não tenho certeza. Mas parece-me que o ambiente onde os óvulos são manipulados precisa ser o mais estéril possível. Como muitos cosméticos são voláteis, não se deve utilizar.

Meu marido também se arrumou e fomos para a clínica. Tínhamos um horário rígido a ser respeitado por causa da injeção que tomei 36 horas antes, o Ovidrel. Como em São Paulo nunca se sabe como o trânsito estará, saímos com bastante antecedência.

Nesse dia é preciso estar em jejum, pois o anestesista aplica uma sedação. Pelo menos essa é a parte boa. Costumo brincar que esse é um soninho reparador, rsrsrs.

Pra variar, quando a enfermeira nos chamou para o quarto, eu já comecei a ficar nervosa. O Vini, meu marido, fazia de tudo para me distrair. Eu acho que nunca seria capaz de passar por tudo isso sem ele ao meu lado.

Tirei a minha roupa e coloquei aquele aventalzinho "lindo", que praticamente está ali só para constar, pois além de transparente, não cobre nada. Touquinha e sapatilhas também fazem parte do figurino.

Chegou a hora. Bastou eu me deitar na maca do centro cirúrgico para me dar uma tremedeira. Batia tudo: meus dentes, minhas pernas, meus braços. Até minha cabeça tremia! E, claro, comecei a chorar. Deus sempre manda um anjo nessa hora. Uma enfermeira fofíssima e o anestesista tiveram muita paciência, conversaram comigo até eu me acalmar. Eu estava de tal jeito que ele não conseguia puncionar a minha veia.
Respirei fundo, fiz uma prece, e... Quando me dei conta, já estava sendo acordada. Não sei porque eu senti muita falta de ar ao acordar, como se eu estivesse afogando. Isso nunca havia acontecido antes. Não me lembro bem quem me acudiu e como, mas melhorei. Creio que o procedimento tenha durado uns 45 minutos.

Voltei para o quarto ainda com o nariz um pouco congestionado e com mal-estar. Descansei 15 minutos e tomei um lanche. Nesse meio tempo, eu e o Vini estávamos ansiosíssimos, pois queríamos saber o número de óvulos. Mas a enfermeira disse que somente o médico poderia nos informar. Nossa, que frio na barriga! A impressão que dava era que a notícia seria ruim e que estavam evitando nos contar.

Eu me troquei e fomos para a recepção aguardar a Dra. Fernanda, que faz parte da equipe e é um amor, além de competente. Ela nos chamou para uma notícia super feliz: foram 10 óvulos! Nossa, ficamos passados. O máximo de óvulos que tive foram seis e mesmo assim eles geraram 4 embriões, mas sem um alto nível de qualidade. Como o número de óvulos surpreendeu, os médicos nos informaram que tentaríamos chegar a blastocisto, um feito inédito em nosso histórico de FIVs.

Diferentemente das outras clínicas eles não telefonam diariamente dando boletins sobre os embriões. Isso é melhor, pois reduz a ansiedade.

Agora, é esperar por 3 ou 5 dias para saber quando faremos a transferência. Haja coração!

Observações: Continuo usando o Estradot (2 adesivos, trocados a cada 3 dias) e o Utrogestan 3 vezes ao dia.

Ao chegar em casa estava com um pouco de cólica, mas nada forte. Eu tive esse mesmo sintoma na última punção, em Ribeirão Preto. Quando fui ao banheiro tive um leve corrimento castanho. Fiquei tranquila, pois o médico havia avisado que era normal.


Durante a indução dos folículos fiz um acompanhamento do nível do estradiol por meio do exame de sangue. No primeiro teste ele estava 295 pg/ml e no segundo acima de 700 pg/ml. Quando realizei esses testes eu ainda não havia começado a utilizar os adesivos. Esse aumento do hormônio é um ótimo sinal de que as coisas estão caminhando bem.

10 comentários:

  1. Dani que otima noticia. estou aqui acompanhando e mandando energias positivas. eu tb nunca consegui mais do que 7 ovulos... Qual a clinica que vc fez o tratamento em rib preto? Bjos Lala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lala, em RP eu fiz na Clínica civil, do Hospital de Clínicas - equipe do Dr. Rui Ferriani.
      Este tratamento de agora está sendo feito na Fertility, com o Dr. Edson Borges, em SP.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá Dani vi que vc fez aqui em Ribeirão Preto.Já ouvi falar da clinica Civil dizem que é boa mais o que vc acha? Sei que é uma pergunta um pouco anti ética, mas nos ajuda muito sua opnião e suas ''experiencias'' já que vamos passar por todo este processo. Agora vi que vc esta fazendo em São Paulo a clinica é melhor? Entrei em contato no projeto Beta, mas terei que ir até Sampa fazer a consulta.(será que compensa financeramente ir até lá? meu marido acha que no final acaba ficando o mesmo preço nos fazermos por aqui mesmo...
    O que vc acha?
    Bjoss
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari, eu gostei muito da clínica civil, equipe do Dr. Rui Ferriani. Engravidei na primeira tentativa lá, mas sofri um aborto retido com 8 semanas. Depois transferi dois congelados que não evoluíram.
      Optei por SP tanto pela qualidade, pois eu já tinha ouvido falar muito bem da clínica Fertility - Dr. Edson Borges - como pela distância, pois moro em Sorocaba.
      Acho que vc deve pelo menos fazer a primeira consulta no projeto. Depois vcs avaliam os custos de deslocamento x o tratamento na sua cidade.
      Lembre-se, a escolha do profissional é essencial. Ele precisa ter um excelente laboratório e equipe. Beijos

      Excluir
    2. Dani Almeida, fomos na Clinica Civil do Dr. Rui e consultamos. Estamos pensando em fazer a FIV. O que vc pode me contar sobre o Dr.?

      Excluir
  3. Dani qrida!!! aki é Shirley... more, q tenso foi sua punção! mas vc viu q nada tem a ver ficar nervosa ou não?! sua coleta foi maravilhosa!! parabéns! fico feliz e na expectativa junto c vc pra saber dos seus embriõezinhos! q fofos! lá vem eles todos mto lindos e saudáveis, vc vai ver! bjo, lindinha! e vou acompanhando seus posts! ;)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Shirley!! Graças a Deus correu tudo bem.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Dani achei no e family este relatorio da anvisa... talvez seja interessantenpublicar em seu blog. bjos Lala
    http://www.sbra.com.br/6relatoriosisembrio.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lala, muito obrigada! Vou dar uma olhada lá.
      Beijos, Dani

      Excluir
  6. Olá Dani, adorei seu blog pois estou passando pelo mesmo momento que p seu. Minha punção será na segunda feira. Tive muitos problemas, endometriose, aborto e fiz o ultrassom hoje e tenho 6 folículos granes somente no ovário direito. Para quem havia realizado 2 induções foliculares e sem sucesso, fiquei bastante esperançosa. Moro em SP e depois de uma cirurgia de videolaparoscopia para retirada de endometriose, fui sibmetida a um profissional que se dizia especialista em reprodução humana. Estou desde janeiro fazendo indução folicular com as injeções e não havia sucesso. Mudei para a clínica Ferticlin onde usando um medicamento durante 5 dias (via oral que custa 40,00, acredita) comecei a ter resultados excelentes... Estou mto ansiosa, com mto medo de passar mal, eu já fiz uma cirurgia de 8 horas e consegui passar tranquilamente, mas agora estou morrendo de medo, acho que é pelo motivo de querer que dê certo, que meus óvulos sejam de qualidade,,, Torça por mim, sou uma pessoa de muita fé e tenho esperança que está chegando minha hora.... aliás a nossa hora
    Irei acompanhar seu blog e novidades te mando notícias para compartilhas com vc e outras amigas que acompanham o blog
    abraços e fique com Deus
    Eliana Fernandez

    ResponderExcluir