O site Fertilidade do Homem é ideal para quem quer tirar dúvidas sobre o tema
Quando o assunto é fertilidade, ou a falta dela, quase sempre as pessoas pensam nas mulheres. Qualquer pesquisa, seja em livros ou na web, trará muito mais material sobre elas. Assim, aproveitando a semana na qual se comemora o Dia dos Pais no Brasil, é bom lembrar que os homens também ficam infelizes quando não conseguem realizar seus sonhos de paternidade.
Pensando nisso, Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi, diretor do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia), criou um site apenas para eles fertilidadedohomem.com.br. “É surpreendente que, mesmo considerando que praticamente 50% das causas responsáveis pela dificuldade em engravidar de um casal sejam decorrentes de problemas na fertilidade masculina, existem pouquíssimas orientações a esse respeito”, afirma o médico.
No site é possível encontrar textos elucidativos que tratam das principais causas da infertilidade masculina como azoospermia, oligospermia, astenospermia, criptorquidia, caxumba, varicocele e diabetes entre outros.
O estilo de vida, que também pode prejudicar e muito a fertilidade, não foi esquecido. Afinal, cigarro, drogas e álcool costumam atrapalhar a performance dos espermatozoides, por exemplo. Estar acima ou abaixo do peso, abusar das práticas esportivas ou exagerar nos exercícios físicos também.
Assim, é importante frisar que quanto mais saudável o perfil da pessoa, mais chances de obter sucesso na concepção. Quem se preocupa com esse lado, encontrará no site dicas de como melhorar a fertilidade por meio da alimentação ou da prática saudável de exercícios.
Na página também há indicações de tratamentos seja para os problemas de saúde mais simples indo até os mais complexos, contando inclusive com dicas para aqueles que irão passar por tratamentos de quimioterapia. Muitos não sabem, mas podem congelar seu sêmen, por exemplo.
Tudo isso sem esquecer o aspecto psicológico do homem infértil. O comum é que as mulheres, quando descobrem que o problema da infertilidade do casal é delas, costumam ser mais corajosas e já buscam ajuda e tratamento. Os homens costumam sucumbir e se isolar.
“Isso porque a infertilidade masculina é, em princípio, muito mais ‘sofrida’ do que a feminina, pois alguns homens associam esse fato à masculinidade e virilidade”, conta Cambiaghi.
Por fim, para ajudar mais ainda no caso de dúvidas, há várias perguntas e respostas, englobando vários tópicos referentes ao tema infertilidade masculina, para que o homem possa pesquisar à vontade e de forma íntima e discreta algo que possa porventura o estar incomodando.
O mais importante é saber que graças à medicina e à tecnologia atuais, novidades chegam a toda hora, em tratamentos de saúde ou de reprodução humana, o que torna o sonho de ter um filho, seja naturalmente ou com o uso da ciência, cada dia mais acessível a todos.
*Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi é diretor do Centro de reprodução humana do IPGO, ginecologista-obstetra especialista em medicina reprodutiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário