segunda-feira, 8 de abril de 2013

Alimentação, hábitos de vida e qualidade do sêmen


Alimentação e hábitos sociais em homens e sua relação com os resultados do tratamento em reprodução assistida

Uma das perguntas que eu mais recebo pelos leitores do blog é sobre a alimentação e as taxas de sucesso nos tratamentos de fertilização. Recentemente eu li um artigo muito interessante, publicado em uma respeitada revista internacional (Fertility & Sterility), por uma equipe de pesquisadores brasileiros. Quando um artigo consegue ser publicado por um periódico desses geralmente é porque ele apresenta resultados consistentes. Afinal, ele precisa ser aprovado por um comitê editorial composto pelos mais renomados especialistas no assunto. Dessa forma, sinto-me feliz em compartilhar resultados provenientes do estudo de médicos do nosso país.
          O coordenador da pesquisa é o Dr. Edson Borges*, um dos diretores da clínica Fertility, em São Paulo. Ele e sua equipe investigaram a influência do estilo de vida do homem, inclusive a sua alimentação e os seus hábitos sociais, na qualidade do seu sêmen e no sucesso do tratamento com a injeção intracitoplasmática de espermatozoides, conhecida simplesmente por ICSI (sigla em inglês para intracytoplasmic sperm injection - saiba mais em: http://guiadobebe.uol.com.br/icsi/). 

          Duzentos e cinquenta pacientes do sexo masculino submetidos a ciclos de ICSI foram incluídos no estudo. Os pesquisadores avaliaram os hábitos sociais e de alimentação dos homens pesquisados por meio de um questionário sobre a frequência alimentar, que foi adaptado para atender aos objetivos da pesquisa. Foram realizadas avaliação dos parâmetros do sêmen e os resultados da ICSI. A frequência da ingestão de determinados alimentos e certos hábitos sociais (tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, prática ou não de atividades físicas etc.) foram registrados em uma escala com cinco categorias variando de não consumo a consumo repetido diariamente. 
     A concentração espermática foi negativamente influenciada pelo índice de massa corporal (IMC, faça o cálculo aqui: http://drauziovarella.com.br/obesidade/imc/) elevado e pelo consumo de bebida alcoólica. Em contrapartida, foi positivamente influenciada pelo consumo de cereais, frutas e pelo número de refeições por dia. Esses achados são consistentes com uma ingestão maior de minerais (presentes em leguminosas, grãos etc.), aminoácidos essenciais (fontes de proteína animal, como carne, peixes, ovos e leite), e vitaminas antioxidantes (presentes em frutas, vegetais, por exemplo, vitaminas A, E, C), que devem levar à manutenção ou a melhora da qualidade do sêmen.
     O consumo de café também foi relacionado com a diminuição da capacidade de fertilização. A cafeína, uma droga psicotrópica, está naturalmente presente em muitos alimentos, bebidas e medicamentos. Estudos indicam que 80% das mulheres grávidas consomem bebidas com cafeína e isso pode ter um efeito prejudicial na biologia reprodutiva. Na verdade, a cafeína já foi relacionada como um fator de risco na dificuldade de concepção.
        A motilidade do esperma também foi negativamente influenciada pelo IMC, consumo de álcool e pelo hábito de fumar, enquanto foi positivamente influenciada pelo consumo de frutas e de cereais. O consumo de álcool teve uma influência negativa na taxa de fertilização dos óvulos. O consumo de carne vermelha e também a realização de dieta para emagrecimento no momento do tratamento (ICSI) tiveram um impacto negativo nas taxas de implantação do embrião. Além disso, o consumo de carne vermelha e realização de dieta exerceram um efeito na chance de gravidez.
       Os pesquisadores concluíram que os casais que buscam por tratamentos de reprodução assistida devem ser aconselhados sobre seus hábitos de vida e sobre a sua alimentação, já que eles podem influenciar no sucesso do tratamento.

*Dr. Edson Borges é Doutor em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Doutor em Ginecologia-Obstetrícia pela  Universidade Estadual Paulista (Unesp). Coordenador do Curso de Pós Graduação lato sensu em Medicina Reprodutiva, único no Brasil e autorizado pelo MEC. Fundador e ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida.

Fonte:
Braga DPAFB, Halpern G, Figueira RCS, Setti AS, Iaconelli Jr A., Borges Jr E. Food intake and social habits in male patients and its relationship to intracytoplasmic sperm injection outcomes. Fertil Steril. 2012;97:53–9. 

Crédito da imagem: http://sandyhaight.com/portfolios/color-spots/attachment/9man-food-tray/

2 comentários:

  1. Oi Dani.. adorei a matéria!
    estou no início da minha Fiv, e já estou mudando os hábitos aqui em casa (como sou eu quem cozinho, ele não pode reclamar.. rss).
    Já estou fazendo mais legumes, sucos de frutas naturais.. o mais difícil é reduzir a carne vermelha.. meu marido é carnívoro.. e para mim, o mais difícil é o café.. faz muuuuuitaaa falta. Mas já estou tentando substituir pelo chasinho.. hehe

    bjs!
    Nina

    ResponderExcluir
  2. Boa notícia, Nina! Estarei torcendo pelo sucesso do seu tratamento. E fico mais feliz ainda de saber que estamos colaborando com as dicas do blog. Conte conosco. Beijos, volte para contar como está se saindo

    ResponderExcluir