domingo, 14 de abril de 2013

Índice de massa corporal e contagem dos espermatozoides


 A epidemia de obesidade global tem como uma de suas consequências uma redução na qualidade seminal. Porém, a associação entre a obesidade e os parâmetros do esperma ainda são controversos. Pesquisadores de países diversos se reuniram para atualizar as evidências já existentes sobre a associação entre o índice de massa corporal (IMC) e a contagem de esperma (avaliada pelo espermograma).
       Esse processo foi feito por meio de uma revisão sistemática de artigos já publicados na literatura até junho de 2012. Os autores de todos os estudos considerados importantes foram contatados para encaminharem dados atualizados sobre as suas pesquisas, de forma a manter o trabalho o mais recente possível.
    Um total de 21 estudos foi incluído nesta metanálise, resultando em uma amostra composta por 13.077 homens da população geral e também pacientes de clínicas de fertilidade. Os dados foram divididos de acordo com a contagem total de esperma, do seguinte modo:
- normozoospermia: concentração normal
- oligozoospermia: concentração abaixo dos valores de normalidade
- azoospermia: nenhum espermatozoide no ejaculado.
    Os pesquisadores observaram que homens com sobrepeso e obesos tiveram índices maiores de azoospermia ou oligozospermia. 
   Apesar de serem necessários novos estudos para confirmarem tal resultado, outras pesquisas já demonstraram a influência da boa alimentação e de um peso saudável, tanto em homens quanto em mulheres, para a saúde da fertilidade. Portanto, adotar hábitos de vida saudáveis e uma alimentação balanceada só têm a acrescentar.


Fontes:
BMI in relation to sperm count: an updated systematic review and collaborative meta-analysis. Hum. Reprod. Update (May/June 2013) 19 (3): 221-231.

http://www.infertilidademasculina.com.br/atexto.php?cod=292&sec=6

Nenhum comentário:

Postar um comentário