terça-feira, 20 de agosto de 2013

Diário da minha FIV - indução dos folículos


Oi, meninas,
A partir de hoje vou iniciar a publicação de uma espécie de diário em que relatarei o passo a passo da minha FIV. Espero que seja útil e que gostem!

Diário do tratamento
Terminei o anticoncepcional em um domingo. Imaginei que em dois ou três dias a menstruação desceria. Aproveitei que teria uma reunião em São Paulo e marquei o ultrassom basal (inicial) para quarta-feira. Porém, nada da menstruação, que é essencial para iniciar os medicamentos.
Mesmo assim, foi possível fazer o US. Graças a Deus estava tudo bem, sem sinal dos temidos cistos ovarianos. Conversei com o Dr. Edson Borges, meu médico, que me orientou a já levar os medicamentos comigo e telefonar assim que eu menstruasse.
No dia seguinte, menstruação a vista! Fui fazer xixi e já saiu sangue. Como a nossa mente domina o nosso organismo. Bem que eu queria aprender a usar isso em meu favor. Eu nem tive aquele corrimento marrom de início de ciclo, menstruei direto. Liguei ao Dr. Edson que me disse para começar as injeções no sábado, terceiro dia do ciclo, e retornasse ao consultório na quarta seguinte.

Dia 1
Hoje é dia de começar! Nesse início de tratamento iniciaremos com 375UI de Gonal, um hormônio que estimula o crescimento dos folículos no ovário*. Ele vem em uma canetinha, semelhante àquelas utilizadas por pacientes diabéticos com insulina, e tem 300 UI. Contudo, há sobra de 75 UI do medicamento que precisa ser aspirada. A enfermeira da clínica já aspirou todo o líquido para que eu não precisasse me furar duas vezes  e me entregou as seringas preparadas (vide fotos).
Confesso que fiquei com um medinho de espetar a minha barriga. Sei lá porque, já sou tão escolada nesse assunto... Mas, lá fui eu.

Essas são as canetas do Gonal



Aqui a enfermeira já havia aspirado o conteúdo e preparado as seringas com 375UI cada

Medo! Mas é preciso iniciar as aplicações


Sempre faça uma preguinha na pele antes de espetar a injeção. Após a introdução completa da agulha (abaixo), pode soltar. O melhor local para fazer as aplicações é ao lado (ambos) do umbigo

Após inserir completamente a agulha, recomenda-se contar até dez antes de retira-la. Dessa forma tem-se a certeza de que todo conteúdo foi absorvido. Não podemos perder nada! E, fiquem tranquilas, não dói. Só é um pouco assustador se "auto-espetar"

*Antes de fazer o primeiro tratamento não sabia o que eram folículos. Quando estamos no período fértil, nós não temos simplesmente um óvulo. O ovário possui milhares de folículos desde que a mulher nasce e, a cada novo ciclo menstrual, um vai crescer até liberar o óvulo que está em seu interior. No tratamento de reprodução assistida nós tomamos injeções que estimulam o crescimento de muitos folículos (geralmente, dez ou mais, dependendo da mulher, que pode ter um único folículo como 30, por exemplo). Quando eles chegam em um determinado tamanho, o médico fará a aspiração desses folículos (a paciente estará sedada) para então verificar quantos óvulos serão obtidos. Nem todo folículo tem um óvulo dentro e, algumas vezes, tem mas ele não estava maduro o suficiente para a fecundação. Nesses casos, são descartados. Somente os óvulos maduros são selecionados para o processo.

Dias 2, 3, 4, 5 e 6
Cerca de cinco dias após o início das injeções é preciso ir ao consultório fazer um ultrassom (US). Ele irá avaliar se os folículos estão crescendo de modo satisfatório e também a quantidade. Dessa forma o médico pode aumentar ou diminuir a dose dos medicamentos, conforme cada paciente.
Para minha surpresa, tive uma resposta satisfatória para os meus padrões, com folículos respondendo bem (foto) ao tratamento. A partir do quinto dia de injeções também comecei com um corrimento tipo clara de ovo, aquele que algumas mulheres percebem durante a ovulação. Isso é muito bom, sinal de que o organismo está produzindo estradiol.

Aqui é possível visualizar três folículos em crescimento


A espessura do endométrio também é importante para se obter uma gravidez. No quinto dia o meu estava com 7,1mm, tudo certo.
Desde que comecei os medicamentos venho sentindo cólicas leves, que são normais, afinal, os ovários estão ficando pesados com tantos folículos!
O único contratempo que tive foi um pequeno hematoma na barriga, pois acertei um vasinho ao aplicar a injeção. Nada demais!
Considero muito importante mantermos todo o foco no tratamento, buscando ficar o mais calma possível. Mas é impressionante, toda vez que estava para começar um novo processo, algo acontecia. E dessa vez, não foi diferente.
Assim como aconteceu da última vez, minha cachorra ficou doente. Somos apaixonados por ela. A Garota (nome dela) é como uma filha, que nos ajuda muito a passar por tudo isso. Ela tem gastrite e sofreu uma crise justo no primeiro dia de tratamento. Ela passou o dia vomitando sangue e precisamos interna-la, às pressas, em um hospital veterinário em SP. Foi horrível, ficamos muito tristes e estressados. Fora os gastos, que foram absurdos, bem no meio da FIV, que já custa tão caro. Não é pra enlouquecer? Mas, quem ama se desdobra e cuida, independentemente da situação. No fim, deu tudo deu certo.

Visitando a nossa Garotinha internada no hospital veterinário


Dia 10
Até hoje mantivemos os medicamentos e os ultrasons, que fiz diariamente.
Nos últimos dias tomei Gonal 225 UI (diminuiu a dose) e o Cetrotide (tomei por quatro dias). Este novo medicamento impede a ação dos hormônios que levam a ovlação. Afinal, precisamos que os folículos continuem crescendo e mantendo os óvulos em seu interior para que o médico possa aspira-los. Se ocorre uma ovulação antes do tempo, todo o tratamento seria perdido.
À noite, às 22hs, tomei o Ovidrel. Este remédio precisa ser tomado exatamente na hora que o médico marca, nem antes e nem depois. Ele que "avisa" o ovário que os folículos precisam amadurecer. 36 horas depois, eles estão prontos para serem aspirados.
Amanhã eu não tomarei nada e no dia 12 farei a captação dos folículos / óvulos.




30 comentários:

  1. Oi Dani...
    Parabéns pela iniciativa de fazer este blog... também sou do e-family!!!!
    Estou prestes a começar meu tratamento também!!!

    Beijos... e que dê tudo certo pra você!!!

    *Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Muito sucesso com seu tratamento. E precisando de alguma informação, escreva. Beijo

      Excluir
    2. Dani,

      Estou esperando só fazer a histeroscopia diagnóstica...
      é necessário mesmo este exame???
      Estou numa ansiedade de dar dó... como diz uma amiga minha!!!!
      Louca pra começar logo!!!

      Beijos
      *Bianca

      Excluir
    3. Oi, Bianca,
      eu sei bem como é essa ansiedade, rsrsrs. Mas se o seu médico recomendou a histerescopia, é porque existe algum fator que ele precisa investigar mais detalhadamente antes de iniciarem a FIV. Eu não sei lhe dizer se a conduta está correta, pois não conheço os detalhes e nem sou médica. Contudo, sugiro que você confie no profissional que te atende. Ele com certeza sabe o que é melhor. E mais, de acordo com o resultado desse exame ele poderá planejar melhor a sua FIV, já que existem medicamentos diferentes a serem escolhidos.
      Achei um artigo interessante, espero que ajude:
      http://www.minhavida.com.br/saude/materias/13459-exame-de-histeroscopia-e-essencial-para-saude-feminina
      Beijos

      Excluir
    4. Muito esclarecedor o texto mesmo...
      Que eu saiba, não tenho nada no útero que dificulte a gravidez... Mas a minha médica pediu que o fizesse, para se caso tiver algo, já poder retirar logo!
      Acho que ela quer ver na verdade, se tenho alguma possibilidade de ter endometriose, pois o primeiro exame que fiz de CA125 deu um valor muito alterado: 115
      Quando repeti, no mês seguinte, ele estava dentro do seu limite: 18,8.
      Então, se Deus quiser, não vai ser nada demais... e tenho consulta para ver se ainda faço a HISTEROSCOPIA no dia 30/08.

      Mais uma vez, grata! Beijos!!!!

      Excluir
    5. Então, Bianca, faça sim. Melhor resolver tudo antes de iniciar a FIV do que perder um ciclo inteiro depois. Se meu marido tivesse operado antes e também se tivessemos feitos alguns exames complementares, talvez eu não tivesse passado por tantos ciclos. Beijo

      Excluir
  2. Oi Dani venho acompanhando seu blog faz um tempinho. Te desejo boa sorte e que seja sua hora. Eu re-comecarei meu tratemento em setembro, ja na proxima mestruacao. estou me esforcando para ter pensamento positivo mas e dificil depois de tres tentativas e uma ectopica. vou acompanhando vc! So uma pergunta pq vc esta usando uma dose tao alta de gonal? Eu usarei 150ui... bjos lala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lala, eu usei essa dose alta, pois sou má respondedora. Nos outros tratamentos eu tinha poucos óvulos. Por isso o médico achou melhor dessa vez dar a dose máxima, para ver se eu respondo melhor. Acho que vai da conduta de cada profissional, analisando as características da paciente.
      Vou torcer por você! Beijo

      Excluir
  3. Oi Dani,

    Adorei seu blog. Estou na torcida! Também fiquei no e-family por muito tempo e adorei!!!

    Beijos!!!

    Cris Bravo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cris! Que bom te ver por aqui. Muito obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani sou sua fa e estou na torcida por vcs.

    Bjos

    Claudia Serrano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia!!! Que saudade. Muito obrigada pela visita, adorei seu recado.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Dani qrida! vc é completa sabia? rs.. explica tudinho e mais alguma coisa! q dedicação vc tem com vc mesma e com todas nós, q meio q desesperadas nao saiem da net sempre a procura de mais e mais informações! Parabéns e muuuuuitooo boa sorte pra vc nessa fiv! eu poraqui esperando meu Beta! fiz hj pela manha mas só sai 26-08 (2a)... entao.., nada de sintomas poreqto! fiz transf de um blasto em 11-08- mas a idade é q é minha maior inimiga(41). Nao tenho filhos. E é isso ai! vs nós tentando e aguardando nosso maior presente c Papai do céu nos abençoando! Gde bjo pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Eu gostaria de me dedicar ainda mais ao blog, mas às vezes não consigo, em função dos outros artigos que preciso escrever em minha profissão. Mas tenha certeza de que estou sempre com os radares ligados para trazer qualquer novidade por aqui.
      Fiquei boba com a demora do seu beta! Onde vc fez o exame? Em minha cidade, mesmo o quantitativo sai no mesmo dia. Antes eram 24 horas, depois eles melhoraram.
      Haja coração, rsrsrs. Se puder, volte pra contar o resultado.
      E pense na idade somente como mais um detalhe. Não se apegue. Se for pra ser, será!
      Beijo

      Excluir
    2. oi Dani! desculpe nao deixei meu nome! Sou shirley, prazer!rs então menina! meu med ja havia dito q demoraria uns 3d por ser o quantitativo, dai sab nao conta e fica pra 2a! ja me desesperei!ja chorei! td faz parte dessa jornada, mas agora c os pezinhos no chão, jah to(acho, rs) preparadissima p negativo! Ja no d da transfer qdo meu med veio dizendo q restara apenas 1 blasto ja desanimei, pois tava contando c os 3 fecundadinhos... fazer o q neh? agora esperar pela 2a.! vms nos falando qrida! grande bjo e boa sorte pra vc!

      Excluir
  7. ah esqci de responder sobre o ex! rs fiz na m city mesmo (Caragua) e ainda dizem q é a melhor! rs... dizem q o quantitativo vê a evolução por 3d! como o seu sai no mesmo? fiquei eu sem entender tbm!rs... a transfer fiz na Monteleone(SP). Vc jah ouviu falar dela? rs... bem ou mal? rs... bjinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Shirley! Na verdade é assim, o qualitativo dá um resultado positivo ou negativo. Ele só detecta se existe o hormônio beta HCG no sangue da mulher. Já o qualitativo não, ele detecta a presença do hormônio e a sua quantidade exata. As vezes a gravidez está tão no comecinho que o qualitativo não acusa e dá negativo, e a mulher está grávida. Por isso os médicos recomendam que se faça logo o quanti, assim ele saberá o valor exato do hormônio.
      Que eu saiba eles medem o valor somente do dia, mas de repente, esse laboratório tem um procedimento diferente. Eu sei que alguns não realizam o exame lá, eles enviam a amostra de sangue para uma unidade de apoio, por isso que demora.
      Mas, fica tranquila. Se for positivo, já tem um bebezinho crescendo aí dentro! Como me disse um médico uma vez, basta um único bom embrião para se engravidar. E isso você teve, afinal, transferiu um blasto.
      Procure se ocupar o máximo possível no fim de semana. E, muita sorte, estarei na torcida! Beijos, Dani

      Excluir
    2. Ah, eu já ouvi falar da clínica Monteleone, mas não conheço ninguém que se tratou lá.

      Excluir
  8. Ahhh lindinha!!! é isso mesmo tudinho o q vc falou sobre os ex de Beta! E mto obgda pela torcida tao positiva Dani! Em triplo infinito pra vc tbm! q venha seu positivasso dessa x! e virá! Vc tem face qrida? vou te procurar por lá! rs... gde bjo! lindo final de semana!e vms nós esperar pela 2a! afinal o q tiver q ser, será c a graça e vontade de Papai do céu! AMém! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Shirley, estou aqui na torcida por você! Espero que corra tudo bem. Beijos

      Excluir
  9. Qrida Dani! bom dia! Negativo mesmo! mas eu já sabia, nao foi nenhuma surpresa, rs... estou na torcida por vc! será mamãe em breve! bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Shirley, eu sinto muito. Mas gostei de ver que vc está bem. Desejo-lhe força para continuar e fico na torcida para que consiga fazer outro tratamento o quanto antes. Na hora certa o seu positivo virá, nunca deixe de acreditar.
      Beijo, Dani

      Excluir
  10. Sim, Dani! Temos q ser positivas! De q adianta ficar triste e revoltada?! Isso só nos desgasta. O sonho é nosso, mas a vontade é de Deus! Acreditar sempre, desistir jamais! Vou ficar acompanhando poraki sua vitória! sempre q der darei uma passadinha... rs Fique c Deus! * Muita luz em seu caminho! Um grande bjo, qrida!

    ResponderExcluir
  11. Oi Dani!
    Estou acompanhando e torcendo por vocês... =D
    Tenho certeza que dará tudo certo!
    Saudades!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ola Dani, adorei sua materia. E ai como esta sua Garotinha e seu sonho em ser mae?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Graças a Deus estamos todos bem, nos cuidando muito para tudo dar certo. Beijos!!

      Excluir
  13. BOM-DIA.

    Dani, iniciei meu tratamento em 23/10/2015 com Gonal, não sei onde descartar as agulhas. Alguma dica?
    drika_americo@yahoo.com.br


    Bjs

    ResponderExcluir
  14. BOM-DIA.

    Dani, iniciei meu tratamento em 23/10/2015 com Gonal, não sei onde descartar as agulhas. Alguma dica?
    drika_americo@yahoo.com.br


    Bjs

    ResponderExcluir