sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Diário do meu tratamento: dia da transferência

Conseguimos. Pela primeira vez meus embriões foram cultivados até chegarem ao estágio de blastocisto. Dos dez óvulos que tive, seis estavam maduros. Cinco fertilizaram. No dia da transferência haviam 4: dois considerados excelentes (um expandido e um normal) e dois que estavam, aos poucos, parando de se desenvolver, portanto, nem foram congelados.

Neste dia não é preciso jejum, pois não é feita a sedação. Mas, por outro lado, é preciso estar com a bexiga bem cheia. Dessa forma é mais fácil para o médico enxergar o útero na hora do procedimento. A recomendação sobre perfumes, desodorantes e cremes é a mesma. Não pode passar nada.

Hoje estávamos mais tranquilos, pois já sabíamos do resultado do crescimento dos embriões. Nessa etapa o marido é convidado a entrar na sala para acompanhar o processo. É bem emocionante.

Primeiro, o médico faz uma higienização da vagina com soro morno. Imagine o desespero: sua bexiga lotada de xixi e você recebendo um soro quentinho, rsrsrs. Acho que é por isso que a gente nem lembra o que está por vir, pois fica concentrada em não liberar tudo ali na mesa!

Depois, o médico faz um teste com a cânula, instrumento inserido pela vagina até o útero, contendo os embriões. Uma vez que ele tem certeza o tipo certo, ela é levada ao laboratório, que fica em uma sala anexa, para que a bióloga a prepare com os embriões.

Eles ficam em um meio de cultivo, um líquido específico que garante a sua conservação fora do organismo.

Outro médico fica responsável pelo manuseio do ultrassom. O profissional que faz a transferência precisa visualizar o útero para chegar na melhor posição e inserir os embriões. Apesar de só enxergarmos um brilho na tela, é emocionante, pois aqueles pontinhos ali representam a nossa esperança. São eles que poderão se desenvolver como nossos filhos.

Quem nunca assistiu a um procedimento desses não faz ideia de como é lindo. A gente tem a oportunidade de presenciar a mágica da vida acontecendo, ali na nossa frente.

Correu tudo bem na minha transferência. Voltei ao quarto e pude fazer xixi: alívio total! Fiquei deitada por uns 30 minutos e logo fomos liberados.

Aprendi durante esses tratamentos todos que o repouso pós-transferência é algo muito mais para deixar a mulher psicologicamente tranquila do que um auxílio na implantação. Se for para acontecer, o processo é biológico, acontece no interior do útero. O fato da mulher estar deitada ou sentada não vai mudar isso. Prova disso é a gravidez que acontece naturalmente, com a mulher viajando, faxinando, pulando carnaval. Ela não faz nem ideia de que está com um embrião nidando em seu útero e está lá, a mil por hora em suas atividades.

É claro que eu não abuso. Não faço caminhadas com a minha cachorra, não pego peso, não fico abaixando e levantando etc. Por exemplo, a minha casa tem uma escada com 16 degraus. Eu desço de manhã e só subo à noite para dormir. Eu evito subir e descer desnecessariamente. Nos primeiros dias não dirijo, mas depois, vou ao salão de beleza, na quitanda, saio para almoçar com meu marido etc.

Eu já disse e repito: nossa mente domina tudo. Quanto mais tranquila estivermos, melhor. Por isso a importância de se manter ocupada, seja com o trabalho (se não envolver impacto) ou com atividades prazerosas. Teve uma vez que eu até comprei lápis de cor, giz de cera, canetinhas, e passava o dia pintando. Foi ótimo.

Podem acontecer cólicas leves, dor de cabeça e diversos outros sintomas. Mas nenhum dele pode ser interpretado como sinal de gravidez. Não podemos esquecer que estamos ainda sob forte influência dos hormônios. O Utrogestan e o Estradot continuam.

Tudo o que poderia ter sido feito, já foi. Agora, é aguardar pela vontade de Deus e torcer para que a Dele seja a mesma que a nossa!





6 comentários:

  1. Oi Dani que maravilha... estou torcendo por vc, como te disse irei colher meus folículos dia 02.09 e estou morrenso de medo. Vai dar tudo crto flor eu creio e vc tbém que o milagre da vida está para ser vivido por nós.
    abs
    Eliana Fernandez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana, hoje sou eu que estou na torcida por vc! Que tudo corra muito bem e com excelentes resultados.
      Beijo, Dani

      Excluir
  2. Daniiii!!! qridaa!! então foram 2 bbs? sim! pq já são seus bbs lindos ai crescendo com toda vitalidade de Deus! parabéns!! vou acompanhando poraki!!! estou na máxima torcida qrida!!! bjo!!! Shirley.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Shirley, sim, foram dois! Muito obrigada pelo carinho e pela torcida.
    Beijos, Dani

    ResponderExcluir
  4. OI DANI FIZ MINHA TRANSFERNCIA DE 20/09 .FIQUEI UNS 30 MINUTOS NA CLINICA. FIZ O XIXI AINDA NA CAMA. TAVA MUITO CHEIA. NAO QUIZ LEVANTAR PRA FAZER NO BANHEIRO MAS NAO AGUENTAVA COM A BIXIGA MUITO CHEIA. AI FIQUEI 2 DIAS DE REPOSO SO EM CASA. NAO SAIR. NA SEGUNDA TERCEIRO DIA JA FUI NO TRABALHO A PE. POIS NAO ESTOU ANDANADO DE MOTO E NEM DIRIGINDO. ESTOU ESPERANDO O BETA DIA 05/10 JA TENHO 43 ANOS. FIZ TRANSFERNCIA DE 3 EMBRIOS OTIMO . CLACIFICADOS TIPO A.MI DIZ ALGO QUE VC JA TENHA CONHECIMENTO SOBRE ESSE PROCEDIMENTO COM A MINHA IDADE. JA SOU DE 3 FILHOS GRANDES. MAS AGORA ESTOU COM TROMPAS OBSTRUIDAS AI RESOLVI FAZER A FIV. MI DIZ AGUMA COISA. O MEU MEDICO FALOU QUE MEU ENDOMETRIO TAVA DE UMA MULHER DE 25 ANOS. ESTOU USANDO ULTRAGESTOM DE 200 3 VESES AO DIA E USANDO 2 ADESIVOS ESTRADIL.MI DIZ ALGUMA COISA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vilma! Se vc conseguiu três excelentes embriões, já engravidou antes e seu endométrio está bom (ele é muito importante na gestação), não vejo pq ficar assim! Claro que a ansiedade é inevitável, mas vc possui diversos elementos que favorecem um resultado positivo. Continue caminhando devagar, se cuidando, e ocupada, para o dia do beta chegar logo. Muita sorte@
      Beijo, Dani

      Excluir