quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Diário da minha FIV - medicamentos utilizados

Ontem acabei não fazendo um tópico exclusivo de todos os medicamentos em uso na FIV para o post não ficar ainda maior. A seguir, um resumo:


- 8 Gonais de 300 UI, mas que na verdade, possuem 375 UI por canetinha: iniciei com 375 UI. Depois, conforme fazia os ultrassons e o médico acompanhava o crescimento dos folículos, a dose foi diminuindo, para que eles não ultrapassassem do tamanho desejado. Passei para 300 UI e finalizei com 275 UI. No total, além das 8 canetas de 300 UI utilizei outras 3 de 75 UI.

- 4 Cetrotides: eles só foram utilizados nos quatro últimos dias de tratamento. A dosagem é única.

- 1 Ovidrel: o Ovidrel sempre é utilizado no fim do tratamento, em dose única, para a maturação dos folículos / óvulos. Eu já disse no outro post, mas não custa repetir: o horário de aplicação desse medicamento precisa ser rigorosamente respeitado, para que não ocorra uma ovulação antes do tempo.

- Utrogestan:  no dia da punção, quando os folículos / óvulos são aspirados, iniciei com o Utrogestan, 200mg. Esse medicamento é a progesterona, um hormônio essencial para manter a gravidez. Quando a mulher engravida naturalmente o corpo produz a progesterona. Mas, como na FIV estamos fazendo um processo artificial, o organismo precisa de um reforço deste hormônio. Por isso, ele é iniciado no dia da punção, geralmente três vezes ao dia, e é mantido até a 12o semana de gravidez. Se o tratamento não der certo, ele é interrompido no dia em que a mulher menstrua ou recebe um resultado negativo.
O Urogestan está disponível na versão cápsulas em 100 mg e 200 mg. Elas podem ser ingeridas com água, longe das refeições, ou inseridas na vagina. Geralmente os médicos recomendam a segunda opção, pois a absorção é mais rápida. Se houver irritação local, a via de administração pode ser mudada sem prejuízos ao tratamento. Algumas pacientes relatam sonolência e/ou dor de cabeça. Mas os sintomas são individuais, variando para cada uma.
Eu recomendo o uso de luvas descartáveis para a inserção do Utrogestan. Acho mais prático e higiênico. Elas podem ser compradas na maioria das farmácias. Após o uso, a luva deve ser inutilizada. Ela não deve ser guardada para a próxima aplicação.
Lembrando que algumas pessoas que engravidam naturalmente também podem precisar de uma ajudinha do Utrogestan. Isso acontece quando o médico verifica que o nível de progesterona está abaixo do desejado ou em ameaças de aborto, quando há um sangramento. Por isso esse medicamento é tão comentado, pois ele ajuda muito.



Essa é a aparência das cápsulas do Utrogestan, que podem ser ingeridas ou inseridas na vagina
O Utrogestan foi a marca da progesterona recomendada pelo meu médico. Mas existem outras no mercado, como o Evocanil e o Crinone, por exemplo. Cada profissional recomenda um tipo, mas todos são progesteronas.
Eu já usei o Crinone em outro tratamento. Apesar de custar bem mais caro, ele é utilizado somente uma vez ao dia, à noite. Ele é mais prático.

O Crinone é utilizado em dose única diária e vem neste aplicador, pronto para ser inserido



- Estradot: nesse mesmo dia eu também iniciei o Estradot, que é o hormônio estradiol. Ele também é responsável pela manutenção da gravidez. O Estradot é um adesivo transdérmico, que deve ser colado na pele do abdômen. Eu utilizei dois adesivos de 100 mcg cada, simultaneamente, trocados a cada três dias. Eles devem ser mantidos até o primeiro ultrassom (com 6 ou 7 semanas de gravidez). No caso de um resultado negativo, o uso deverá ser interrompido.
É importante revezar os locais onde os adesivos são colados para não irritar a pele da barriga. Quando eles são removidos, sempre sobra uma "colinha". Não se preocupe, ela sai durante o banho e com a ajuda do hidratante. Não caia na tentação de esfregar com uma bucha, pois a pele pode ficar avermelhada e até sangrar.


Esta é a aparência dos adesivos Estradot


- Buscopan simples / Paracetamol: até saber se o tratamento deu certo ou não esses são os únicos medicamentos permitidos. Nessa fase a mulher deve ser tratada como grávida, tomando os mesmos cuidados. O Buscopan é usado no caso de cólicas e dores abdominais e o Paracetamol (Tylenol simples) para febre e dores em geral. Alguns médicos liberam também o uso do Luftal (simeticona) para gases. A progesterona costuma prejudicar um pouco o funcionamento do intestino. 
Antes de tomar qualquer medicamento, mesmo estes, fale com o seu médico! Somente ele poderá lhe dizer a conduta correta nesta fase.

17 comentários:

  1. Oi, Dani, descobri seu blog segunda feira, e estou adorando, muito informativo!
    Queria falar mais com vc, mas não encontrei seu e-mail aqui, se puder me passar conversamos melhor.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla, fico feliz que esteja gostando! Segue meu e-mail: euvouengravidar@gmail.com
      Te aguardo. Beijo

      Excluir
  2. Oi Dani, também estou adorando seu blog, muito informativo.Gostaria de saber se teria como vc nos passar os valores ( em média) de uma FIV e remédios. Estou a dois anos na fila do SUS e até agora nada!

    Bjoss Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari, um dos meus sonhos é fazer um movimento para que o SUS e os planos de saúde realizem os procedimentos de reprodução assistida. Eu imagino a angústia que vc está sentindo.
      Existem alguns projetos que oferecem tratamentos a baixo custo. Você conhece?
      www.projetoalfa.com.br
      www.projetobeta.com.br
      http://www.fuabc.org.br/comunidade-online/reproducao-humana-planeja-triplicar-atendimento/

      Eu não sei bem como funciona, mas acho que eles não cobram o procedimento, somente os medicamentos. E mesmo assim, eles têm um preço com desconto. Vale a pena pesquisar.

      Mas, se você quiser saber os preços dos medicamentos, acesse: www.loja4bio.com.br

      Existem diversos remédios que podem ser utilizados no processo, depende do seu caso e do seu médico. Para ter uma ideia, pesquise por:
      Gonal
      Menopur
      Bravelle
      Ovidrel
      Cetrotide

      Esse é apenas um dos lugares que vende os medicamentos, existem diversos outros. Além disso, conforme falei antes, dependendo de onde vc fizer o tratamento o valor é bem menor.
      Te desejo muita sorte e que essa espera termine logo.
      Beijo, Dani

      Excluir
    2. Dani muito obrigada pelas informaçoes... Apoio totalmente sobre o movimento.No SUS a fila de anos, no convenio que nos pagamos todo mês (e pouco usamos) não te dá nenhuma assistencia e os médicos te encaminha a clinicas particulares. Sou ciente que todo este precesso tem um custo mas acho que os convenios poderiam arcar com algum desconto no tratamento até porque não se trata de "estética ou "algo parecido" e sim de problemas de saúde (não gosto de usar este termo, mas não me veio outro agora).
      Bom desculpe meu desabafo, mas acredito que muitas FUTURAS mamaes nestas condiçoes pensa igual a mim.

      Assim que tiver novidades te aviso,
      Beijoss

      Excluir
    3. Oi, Mari, mas é isso mesmo. A maioria das mulheres que deseja engravidar e começa esse processo de tratamento passa por essas frustrações. Nosso país ainda negligencia esse tema. Mas, se Deus quiser, isso ainda irá mudar!
      Beijos

      Excluir
  3. oiii mari estou com um sangramento intenso a 1 mês,a 2 anos atras tive esse sangramento apos ter tido meu filho agora voltou de novo acho que foi pelo fato de ter mudado de injeçao para comprimido que é o anticoncepcionaal,a 2 anos atras minha ginicologicas me recomendou esse utrogestan,agora so conseguir marca pra ela no final do mês,porem não estou suportando mas sangra estou querendo tomar novamente o utrogestan,ela tb passou junto com utrogestan o estreva passa no braço pela manha e noite,o que faço me da uma dica,pois ate final do mês pra ir a medica não sei se vou aguenta bj

    ResponderExcluir
  4. acabei de fazer minha primeira fiv, deu negativo, não queria desistir, mas é tudo tão caro e não tenho condições de pagar denovo estou bem desanimada!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia eu e minha esposa começamos a fazer o tratamento de FIV porém Deus abençoou uma gravidez normal e não usamos os medicamentos GONAL 300 UI ( 4 canetas ) e MENOPUR 75 UI ( 5 canetas ) compradas no laboratório 4BIO em 03/06/2016, caso alguém se interessar entrar em contato no email mtavares84@hotmail.com, o preço será abaixo do valor pago, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. ola boa tarde, qto esta pedindo pelo menopur ??? pq tbm preciso do gonal mas é o de 900 UI.... email tiagocezarmoreira@outlook.com

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dani, estou no período mais complicado do tratamento pelo menos para mim!Estou com nódulos um na região da virilha, outro na gengiva e agora estou começando a sentir encomôdos na aplicação do utrogestran.Será que outras mulheres sentem os mesmos sintomas?Abraços Cristiane

    ResponderExcluir
  8. Desculpe o período em que me refiro é aguardar os 14 dias após a transferência dos embriões, estou no d6.Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Pessoal tenho 8 caixas do fostimol ia fazer a FIV mas não precisei engravidei no ultimo mês de tentativa estou vendendo por um preço bem menor, por 90,00 se alguém tiver interesse me envie por e-mail aledireito@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi. Bem interessante!
    Tive sangramento e foi-me receitado progesterona. Estou com muita dor de cabeça do lado esquerdo.
    Estava preocupado mas suas informações me deixaram mais tranquila.
    Saber que outras mães também estão passando por isso e que é normal me alivia.
    Um grande abraço.
    Angélica

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!!! Fiz 4 FIV, estou grávida de gêmeos com 5 semanas. Para aqueles casais que querem preço acessível incluso medicação, indico clinica Ideia Fértil fica STo André-SP e clinica FGO em SP capital. A FGO faz FIV com Óvulo doado com espera de apenas 2 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie, quero fazer ano que vem estou juntando $$$ aqui no RS sai na base so do tratamento implantacao e consulta $16.000,00 fora medicaçoes e viajem pq na minha cidade nao tem entao estou fazendo os calculos, quantas US foram feitas durante teu tratamento e as medicaçoes foram as mais caras pq estava vendo aqui no blog tem uma que custa 3.000,00 parece que tudo é pra dificultar mais ainda.se ouder me informar de cmo foi passo a passo agradeço de coracao

      Excluir