sábado, 11 de maio de 2013

O polêmico dia - das mães

Dia das mães.... Fiquei pensando o que escrever nesta data. Quem lê esse blog certamente está na
mesma situação que eu, tentando todos os métodos possíveis (e impossíveis, porque não?) para engravidar. Desde quando ingressei nessa batalha, fiquei muito mais sensível a tudo que se refere a maternidade. As datas comemorativas se tornaram melancólicas, pois tem um espaço no meu coração ainda esperando para ser preenchido. E esse vazio dói.

Esse dia das mães tem ainda um fator a mais. Se a minha gravidez não tivesse resultado em aborto, eu estaria comemorando o meu primeiro dia das mães como uma, com meu bebê nos braços. Se tudo tivesse corrido bem, meu neném teria nascido por esses dias.

O universo conspira contra! Vocês não sentem isso às vezes? Que contra senso. Tentei engravidar por cinco vezes (5 FIVs), e quando consegui, alguém muito maldoso chegou e acabou com a alegria. Bum! Aborto retido, fim.

Eu já aceitei tudo o que aconteceu. Pensando de forma sensata, creio em Deus (apesar de às vezes discutir muito com Ele!) e sei que tudo acontece de acordo com a vontade Dele, no tempo Dele, e que Ele também nos frusta algumas vezes para um bem maior.

Tudo isso me fez amadurecer na marra. Algumas pessoas crescem às custas de duras penas. Eu nunca pensei que faria parte das estatísticas. Dos índices de mulheres que sofrem com a infertilidade. Mas, por outro lado, tudo isso faz parte da minha vida, da minha história e de quem sou.

Tenho um marido Maravilhoso (com M maiúsculo) que me apóia, me atura, me escuta, me ajuda e me ama. Esses anos todos de tratamentos frustrados, com todo desgaste gerado, só serviram para nos unir ainda mais. Eu tiro isso de bom.

Eu aprendi a ser mais humilde. Tive que aceitar diversas derrotas com as quais não podia mais brigar. Resignação. Eita palavrinha que eu detesto! Deus nos pede para sermos obedientes e resignados. E eu peço a Ele para me ensinar a ser assim. Já chorei e questionei muito. Mas aos poucos, fui me dando conta que a cada novo amanhecer meu coração ficava mais calmo. Estou aprendendo a ser resiganda.

Resignada, mas não vencida. Enquanto houver recursos físicos, emocionais e financeiros, persistiremos na luta. Acredite, fica mais fácil. A cada novo tratamento com uma negativa, o coração vai entendendo. Às vezes penso se isso é um preparo para aceitar que não posso ter o que desejo. Não sei. A única certeza que tenho é que estou no jogo. Vou pulando as casinhas conforme o número que sai no dado. Quando caio na casa "volte uma casa", eu volto. Mas não paro de jogar. Eu recupero o fôlego, jogo os dados na minha vez, e prossigo.

Eu não sei como me sinto ainda. Vejo um monte de mamães felizes postando fotos com suas crias nas redes sociais, os comerciais na TV. Fico ali, imaginando se isso será uma realidade para mim. Espero que sim.

Porém, o retrato símbolo desse dia das mães para mim será o de Antonia Asti, com seus preciosos Sofia e Roberto. Sim, é aquela mulher que nunca desistiu. Ela manteve a sua fé (= ausência de dúvidas) sempre ativa e esperou pelo tempo  Dele. Aos 60 anos, teve o momento mais lindo de sua vida dando a luz aos seus gêmeos.

Eu não vou deixar que a luz se apague dentro de mim. E sugiro que você também faça o mesmo. Vamos continuar juntas na luta por esse sonho de vida. Porque como eu já disse em outro post, no momento em que idealizamos o nosso filho e o desejamos mais do que tudo, já nos tornamos mães.

A todas nós, um feliz dia das mães, celebrado à nossa maneira. Com garra, determinação e paciência. A gente chegará lá.

Um beijo carinhoso,
D.A.

Crédito das fotos: Shutterstock e G1

4 comentários:

  1. Dani
    Foi muito bom ler este post no dia das maes!! Bjs
    lala

    ResponderExcluir
  2. Dani, tem uma menina no youtube que se chama Flavia Calina. Ela tentou engravidar por 7 anos e este ano Deus a abencou. Se quiser da uma passadinha por la. Ver Deus agindo renova nossas esperancas. Deus te abencoe, eu sei que vc vai conseguir realizar o seu sonho.

    Bjs,
    Priscila

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pri! Excelente dica. Realmente essas histórias dão um banho de esperança em nossos corações.
    Beijão

    ResponderExcluir