domingo, 19 de maio de 2013

Repousar ou não repousar depois da FIV: eis a questão

Uma das maiores preocupações das mulheres que fazem a FIV são as duas semanas após a transferência. O que pode e o que não pode? Pode subir escada? Pode lavar louça? Cozinhar? E o repouso, é preciso passar esse tempo todo deitada? Será que o embrião pode cair?

A resposta é: não!!! Os estudos indicam que mulheres que fizeram e que não fizeram repouso após a FIV tiveram as mesmas taxas de gravidez.

Dr. Edson Borges, médico e diretor da Clínica Fertility, comenta que existe um mito muito grande sobre esse tema. "Um dos principais exemplos que dou é a mulher que engravida no carnaval. Ela pula, dança, se diverte, e algumas semanas depois descobre que engravidou. Nem por isso o embrião caiu!".

A a natureza foi extremamente zelosa com a anatomia feminina. Uma vez que o embrião foi transferido, não há como sair. Ele fica protegido no útero e, eventualmente, irá se alocar no endométrio com a confirmação da gestação.

Dr. Borges explica que logo após a transferência do(s) embrião(ões), recomenda-se que a paciente fique trinta minutos em repouso. Isso porque com o procedimento, o útero pode ter leves contrações. Esse período serve para o organismo voltar ao normal.

Passado esse tempo, vida ativa, mas com moderação. Por exemplo, é possível subir e descer a escada de casa com cuidado, cozinhar, trabalhar (profissões sem impacto). O que não pode é realizar exercícios aeróbicos, esforço pesado ou ter relações sexuais (até o dia dia beta, depois, seguir a orientação médica que varia entre as pacientes).

Para ter mais informações sobre o tema, sugiro a leitura do artigo do médico americano Dr. Malpani: http://blog.drmalpani.com/2008/04/putting-myth-of-bed-rest-after-ivf-to.html

8 comentários:

  1. Muito obrigada por tirar minhas dúvidas,pois fiz minha transferência à 7D,
    e estava muito apreenssiva,pois meu médico me liberou logo após,e disse o que realmente foi esclarecido acima..
    Muito obrigada!!Muito obrigada!!

    Agora é só aguardar meu positivo!! Feliz!!Feliz!!

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Eu ainda acho que todo cuidado é pouco, se a muher puder repousa é melhor. Tenho 37 anos e fiz a FIV. Na prmeira fiz o repouso de 24h e no dia seguinde peguei um avião para voltar para casa e 10 dias depois tive um sangramento horrível e a confirmação do negativo. Esse ano realizei mais um transferencia e graças a Deus estou GRÁvida, mas dessa vezz fiz o máximo de repouso e o mínimo de esforço...então, acho que depois de tanta luta, tantas angustias e incertezas, nada melhor que um repouso merecido para nós!! Boa sorte para todas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      eu tenho 26 anos e tbm fiz a fiv o ano passado, fiquei de repouso 24 horas e no dia seguinte fiz uma viagem curta, mas alem disso tive alguns problemas que me deixaram extremamente nervosa.:(:( 8 dias depois ao acordar levantei da cama e tive um sangramento muito intenco. nesse momento eu imaginei que meu teste seria negativo:( fiquei arrasada, chorei muito. mesmo assim meu medico disse calma, fica de repouso, vamos esperar pra ver o teste..infelizmente deu negativo. e agora stou fazendo minha segunda fiv hoje faz 3 dias que fiz a puncao. e desta vez vou ficar os 12 dias de repouso absoluto. so esperando meu positivO:):):)
      nao vou arriscar nada.:)

      Excluir
    2. Olá,
      Parabéns pela gravidez!! Imagino sua felicidade.
      Tenho 33 anos e ainda não fiz minha primeira FIV mas estou buscando algumas informações e experiências vividas para que nada saia errado comigo. rsrs. Vc comentou que tem 37 e na sua primeira FIV fez exatamente o que eu e meu marido tinhamos planejado fazer.
      Porém na sua segunda vez, você comentou que houve um repouso maior. Como fez exatamente? Quantos dias ficou de repouso antes do voo? E depois que chegou em sua cidade, tbm repousou....até quando?
      Espero ansiosa sua resposta. Caso queira me responder por e-mail: nwanssa@gmail.com
      Obrigada.

      Excluir
  3. Ainda vou fazer a minha se Deus quiser, porém esto apreensiva é tudo muito novo. Mais creio no meu Deus do impossível que dará tudo certo. Boa sorte a todas que estão tentando e vêem na FIV a única solução.

    ResponderExcluir
  4. Estou no meu 3d, estou de repouso conforme orientação medica, mas depois o medico me falou p ter vida normal, mas sem pegar pego...ter uma vida tranquila...beber muita água e boa alimentação. Pediu para eu passar energias positivas através de minhas mãos, acariciando minha barriga, pedindo luz para meus dois anjinhos transferidos. Estou com muita fé em Deus que dar tido certo

    ResponderExcluir
  5. Olá, faz três dias q fiz minha fiv, colcaram dois embriões, um em estágio de morula e outro com 10 células AB,sabem dizer se esses tipo de embriões são bons? Obg

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Boa tarde
    Eu fiz minha fertilização in vitro no dia 19/ estou sentindo um pouco de cólica peitos inchados e doloridos, comecei a fazer comida ontem e lavar vasilha será que faz mal? Será que passar pano na casa tem algum problema? Transferi 3 embriões

    ResponderExcluir