quarta-feira, 13 de março de 2013

Afinal, quanto custa fazer uma FIV? (por Dr. Flávio Garcia de Oliveira)


Preço da fertilização in vitro está mais acessível hoje do que no passado
Dr. Flávio Garcia de Oliveira, Médico formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP) em 1981, Especialista em Reprodução Humana e Gestação de Alto Risco há 32 anos, e Diretor da Clínica de Fertilidade FGO.
Quando pensamos em tratamento de fertilidade, é natural que muitas dúvidas apareçam. Será que vai dar certo? Qual é a melhor clínica? Devo ouvir a recomendação dos meus amigos? Qual é o preço do tratamento? É este último item que vamos abordar neste artigo.
O que é caro e o que é barato para você? O que é caro para um pode ser barato para outro. E vice-versa. Em relação à fertilização in vitro (FIV), eu tenho a impressão que todo mundo acha caro, até mesmo as pessoas que têm muito dinheiro. Talvez pela ampla exposição na mídia que o segmento teve no passado na qual famosos e mais famosos se exibiam com seus filhos em revistas de celebridade e em programas de TV. Talvez por ser um tratamento médico relativamente novo. O fato é: a maioria das pessoas pensa que a FIV é privilégio de poucos.
O tratamento de FIV tem um custo que varia entre nove e vinte mil reais, dependendo da complexidade do caso e da clínica. A estes valores, somam-se entre quatro a seis mil reais de medicamentos. No total, o procedimento custa entre 13 e 26 mil reais e está mais acessível do que no passado. Caro ou barato? Depende de cada um. O fato é que existe uma faixa de preço no mercado.
A intenção deste artigo não é divulgar o preço do tratamento. Mesmo porque isso fere a ética médica e a relação médico paciente é muito mais complexa do que uma simples relação comercial em uma prestação de serviços. O propósito é quebrar o paradigma de que a fertilização in vitro sempre custa caro.
Com o perdão das comparações. Se você sonha com uma viagem ao exterior, um carro zero cheio de opcionais ou até mesmo um super tratamento estético, você não procura saber o preço? Pode ser caro ou barato, não é verdade? Depende do destino da viagem, do fabricante do carro, da clínica de estética e de vários outros fatores. Por que, ao sonhar com a FIV, ao sonhar em aumentar a família, muitos casais sequer buscam informações sobre o assunto? O tratamento é sim acessível a muitos casais.
Agora que você já sabe que os valores não são assim tão assustadores e se você tem desejo de ter mais informações a respeito, procure uma clínica que realiza um trabalho sério e ético. Busque referências com médicos que você já conhece, pergunte aos amigos e familiares, pesquise na internet e ouça mais de uma opinião.
O tratamento contra a infertilidade não precisa se tornar mais um problema na sua vida.



8 comentários:

  1. Olá. Na verdade um sonho não tem preço, e é um sonho que tem data... não podemos esperar muito porque a idade dificulta.

    ResponderExcluir
  2. ola a minha felcidade de ter um filho nao tem preço

    ResponderExcluir
  3. Todo o meu dinheiro já gastei com 2 FIvs e 1 reversão hj dependo de milagre de Deus...

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a FIV ainda é um tratamento muito caro. Por mais que existam programas de apoio, os medicamentos e instrumentos utilizados nos procedimentos têm um custo alto. Mas eu concordo que esse sonho realmente não pode ter preço, o que significa que precisamos lutar com todos os nossos recursos e não desistir.
    Muita sorte a todos que trilham esse caminho conosco.

    Beijo, DA

    ResponderExcluir
  5. nós somos homossexual , duas mulheres , têm como fazer para escolher o sexo da criança , nós queremos menino , quanto custa essa inseminaçao . por favor e qual é o preço.mantenho á espera de informaçoes . campos dos goytacazes. rj.

    ResponderExcluir
  6. Olá, acredito que as leis brasileiras não permitam a escolha do sexo da criança, a não ser quando um dos pais possui uma doença genética que seria transmitida a ela caso fosse do gênero masculino ou feminino, como a hemofilia, por exemplo. Os links a seguir possuem mais explicações:
    http://brasil.babycenter.com/x4700131/poderei-escolher-o-sexo-do-beb%C3%AA-se-fizer-fertiliza%C3%A7%C3%A3o-in-vitro

    http://delas.ig.com.br/saudedamulher/as-escolhas-limitadas-da-fertilizacao-in-vitro/n1596900403381.html

    Em relação aos valores, depende muito do tipo de tratamento que vai fazer, da dose de hormônio que será utilizada, o local do tratamento etc. Mas você pode considerar um preço médio de R$17 mil reais por tentativa.

    Existem alguns programas como o Alfa, Beta, Faculdade de Medicina do ABC, que oferecem alternativas mais em conta para quem comprovar a renda indicada por eles.

    Espero ter ajudado! Beijo e boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Olá eu já tenho 2 filhos e a 6 anos eu fiz a retirada das trompas , e hoje em dia gostaria muito de ter outro filho , então fui a minha ginecologista e ela me falou que só seria possível se eu fizesse uma fiv ou uma enseminação e gostaria de saber se seria mais fácil pois ovulo normalmente e quanto custaria ?

    ResponderExcluir