segunda-feira, 18 de março de 2013

Exposição à sauna por homens pode afetar a espermatogênese


Pesquisadores do Departamento de Medicina Molecular, Seção de Patologia Clínica e Unidade de Reprodução Humana e Patologia, Unidade de Padova, na Itália, investigaram quais seriam os efeitos da exposição contínua à sauna aos parâmetros seminais e a expressão dos genes envolvidos no estresse induzido pelo calor e na hipóxia (baixa concentração de oxigênio).

Para responder a essa questão, eles analisaram dados de dez indivíduos antes da exposição à sauna, após 3 e 6 meses de sessões de sauna.

Após o período de exposição às sessões de sauna, observou-se um forte comprometimento na contagem e na motilidade do esperma, mas não foi notada alteração nos hormônios sexuais.

Com este estudo foi possível demonstrar pela primeira vez que a exposição ao calor da  sauna induz a um dano significativo, porém reversível, da espermatogênese (processo de formação dos espermatozoides), incluindo alteração dos parâmetros do sêmen (como função mitocondrial e DNA).

O uso de saunas é um hábito comum em muitos países europeus e também no Brasil, por isso a importância de se divulgar esta informação, para que os homens considerem o impacto que este hábito pode ter em sua fertilidade.

Fontes:
Seminal and molecular evidence that sauna exposure affects human spermatogenesis. Hum. Reprod. (2013) 28 (4): 877-885.

Crédito da imagem: http://www.apexwineracks.com/Browse.aspx/2838/Sauna---Steam



Nenhum comentário:

Postar um comentário