terça-feira, 5 de março de 2013

Acupuntura e FIV


Agulhadas do bem 

A maioria das mulheres que vai iniciar um tratamento de fertilização in vitro (FIV), que está em busca de informações, ou que já é veterana no assunto, cedo ou tarde cairá nas graças dos fóruns de discussões e blogs especializados, como este, por exemplo.

Atualmente, muito se discute sobre terapias complementares que eventualmente possam auxiliar nas taxas de sucesso de gestação. Infelizmente, os dados existentes sobre elas ainda são empíricos, ou seja, baseados somente na observação e na experiência.

A boa notícia é que os pesquisadores já estão realizando diversos estudos sobre o tema, contudo, os resultados ainda são insuficientes ou inconclusivos para se estabelecer diretrizes de conduta.

Há dez anos, um estudo feito na Alemanha foi o primeiro teste clínico a mostrar que a acupuntura parece melhorar as taxas de gravidez em mulheres que fazem FIV. Mas desde então a pesquisa forneceu diversos resultados.


Dr. Frederick Licciardi, líder do programa mente/corpo, do Centro de Fertilidade da New York University, comenta:


"Eu digo às mulheres que a literatura ainda não nos convenceu de que a acupuntura ajude a engravidar".

No centro, mulheres podem optar por sessões de acupuntura, ioga e outros serviços "mente/corpo", mas eles são voltados a reduzir o estresse e promover bem-estar geral - e não para necessariamente aumentar o sucesso das taxas de gravidez na FIV, diz Licciardi.



Os ensaios clínicos sobre o tema têm sido pequenos e, frequentemente, de qualidade questionável.

Em um estudo recente, relatado no periódico Fertility and Sterility, pesquisadores chineses combinaram os resultados de estudos anteriores para ter uma ideia do panorama geral. O pesquisador Cui Hong Zheng e sua equipe, do Tongji Medical College, avaliaram os resultados de 24 pequenos ensaios clínicos que testavam os efeitos da acupuntura em mulheres que passavam por tratamento de fertilização in vitro.



Os testes variaram bastante: muitos utilizaram acupuntura com agulhas, outros a chamada eletroacupuntura e alguns incluíram acupuntura a laser. Os estudos também variaram no quesito grupo-controle. Em alguns, pacientes de FIV receberam acupuntura e outros nenhum tratamento.

Os autores descobriram que as mulheres que recebiam acupuntura tinham uma taxa de gravidez levemente superior àquelas que não passaram pelo tratamento - mas as taxas de nascimento não foram mais elevadas.



Porém especialistas apontam que um dos problemas da análise é que ela combinou estudos focados em pontos muito diferentes: diversos tipos de acupuntura, diversos grupos-controle e diversas sessões de acupuntura.

"Eles são muito heterogêneos para generalizar e tirar conclusões", diz Licciardi.



No contexto maior da pesquisa em acupuntura, encontrar um bom controle tem sido um problema. O padrão ouro para provar que qualquer tratamento funciona é dividir pacientes em grupos para receber o tratamento ou apenas placebo, sem que nem os pacientes nem os pesquisadores saibam quem está recebendo o quê.

Se um ensaio está testando uma droga, é fácil dar ao grupo controle pílulas de açúcar. Mas com a acupuntura tem sido difícil encontrar uma versão placebo da técnica - que não tenha, ou que tenha efeitos mínimos sobre o organismo, mas que seja suficientemente convincente para que os pacientes acreditem estar recebendo acupuntura.



De acordo com Licciardi, o problema é que ninguém sabe ainda se a acupuntura pode realmente fazer diferença no sucesso da FIV. Mas se uma mulher quer tentar o tratamento simplesmente para se sentir melhor ou menos estressada, não haveria grande dano.

A acupuntura geralmente é considerada segura, com efeitos adversos como manchas nos pontos de aplicação das agulhas. O custo varia muito - e pode ou não ser coberto pelos planos de saúde. 

"Se a acupuntura ajuda a se sentir melhor e se isso ajuda a passar pelo processo da FIV, então ótimo", diz Licciardi.

Mas por que acupuntura ajudaria a engravidar após uma FIV, ninguém sabe ao certo. Há alguma evidência de que a estimulação das agulhas pode aumentar o fluxo sanguíneo no útero. E pesquisadores pesquisam se a técnica poderia tornar a parede do órgão mais receptiva ao embrião.

Pesquisa made in Brasil

No ano passado, a Dra. Daniela Isoyama Manca di Villahermosa, defendeu sua tese de mestrado que versou sobre  a influência da acupuntura nos resultados da fertilização in vitro em casos de falha de implantação embrionária.

Ela avaliou a eficácia da acupuntura como tratamento complementar em mulheres submetidas à FIV, em casos de falha de implantação embrionária, no Setor de Reprodução Humana da Faculdade de Medicina do ABC.

Foi realizado ensaio clínico com 84 pacientes inférteis e com falha de implantação embrionária, submetidas a nova FIV. As pacientes foram divididas em três grupos: controle (n=28), sham ("simulação"; n=28) e acupuntura (n=28). Foram avaliadas as taxas de gravidez através da dosagem sanguínea de ßhCG e posterior ultrassonografia. O tratamento por acupuntura foi realizado no primeiro e no sétimo dia da indução da ovulação, no dia anterior à punção ovariana e no dia posterior à transferência embrionária. No grupo acupuntura foram usados os pontos: B18, B22, B23, B52, VC3, VC4, VC5, VC7, VG4, CS6, R3, R6, R7, R10, F3, BP4, BP6, BP10, E40, P7 e Zigong. No grupo sham as agulhas foram inseridas em áreas não correspondentes a pontos de acupuntura conhecidos.

A taxa de gravidez clínica no grupo acupuntura foi significativamente maior que nos grupos controle e sham (35,7% vs 7,1% vs 10,7%; p=0,0169).

A médica concluiu que a acupuntura atua aumentando as taxas de gravidez quando utilizada como tratamento complementar em mulheres submetidas à FIV em casos de falha de implantação embrionária.

Para nossa sorte, a acupuntura é uma técnica muito difundida no Brasil. Isso faz com que os pesquisadores locais tenham especial interesse em estuda-la em diferentes cenários. A FIV é um deles.

Como vimos, ainda não existe um consenso bem estabelecido entre os médicos. Mas pode-se afirmar que a maioria é a favor da acupuntura, pois se ela não for realmente eficaz no aumento da taxa de gravidez, certamente auxiliará no alívio da ansiedade e do estresse.
Fontes:

Norton, A. Does acupuncture boost IVF success? Disponível em:
<http://www.reuters.com/article/2012/01/29/us-ivf-acupuncture-idUSTRE80S0PI20120129>.

Estadão. Acupuntura melhora chances de sucesso da FIV? Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,acupuntura-melhora-chances-de-sucesso-da-fiv,828997,0.htm>

Revista Saúde Holística. Acupuntura na Fertilização in Vitro - Dissertação de mestrado. Disponível em:
<http://reviversaudeholistica.blogspot.com.br/2012/12/acupuntura-na-fertilizacao-in-vitro.html>

Crédito da imagem: http://drjarinaldiacupuntura.blogspot.com.br/2011/08/sindrome-do-intestino-irritavel-e.html

4 comentários:

  1. Dani, adorei o tópico.
    Estou fazendo acupuntura como tratamento complementar à FIV, que deve acontecer este mês. Já fiz 4 sessões e realmente sinto que alivia a tensão, principalmente nos primeiros dias. Também saio de lá com umas bolinhas aplicadas das orelhas para diminuir a ansiedade sempre brinco com a Dra. que eu preciso de mais um par de orelhas pra fazer efeito,rss).
    Enfim, tenho esperança que ajude a melhorar o meu endometrio, mas se isso não acontecer, pelo menos terá sido mais um aliado em todo esse processo pré-FIV.

    Um beijo!
    Nina

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, Nina! A gente tem mesmo que investir em todos os recursos que nos fazem bem. Quanto menor a ansiedade, melhor o processo. A única vez que engravidei foi a que eu estava mais calma. Fiz massagens, passeei, fui ao cinema... Nosso cérebro é um serzinho com vida totalmente independente do restante do corpo! Portanto, vamos agrada-lo, rsrsrs. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,

      Queria seu email para podermos conversar melhor.
      Abraços,

      Dani

      Excluir
    2. Claro! Meu e-mail é: euvouengravidar@gmail.com
      Te espero. Beijos

      Excluir