sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia internacional da mulher - homenagem às tentantes


A música Mulher (Sexo Frágil), do cantor Erasmo Carlos, começa assim:

"Dizem que a mulher

É o sexo frágil

Mas que mentira 
absurda!..."

Achei esse verso muito propício para falar sobre o dia de hoje. Quem foi que começou com essa história de que a mulher é frágil? Se os homens vivenciassem um dia da vida de uma mulher não somente mudariam o seu conceito, como passariam a respeitar muito mais aquelas que o cercam.

Hoje eu parabenizo a todas as mulheres. Mas dedico esse post àquelas que guardam um cantinho em seu coração. Você, que me lê, sabe do que eu estou falando. É um espaço muito especial, cultivado dia a dia, não importa o que aconteça em sua vida. Às vezes bate um desânimo, um medo, acontecem imprevistos. Mas em pouco tempo, já retoma-se o controle e a perspectiva de dias melhores.

Eu me incluo nesse grupo. Somos nós, as mulheres "tentantes", que lutamos contra o "fantasma" da infertilidade. É uma entidade invisível, às vezes sem causa aparente, que nos tolhe ou dificulta o direito de conseguirmos o que mais querermos: engravidar e nos tornarmos mães.

Ontem estava conversando com o meu marido e ele me perguntou o que era fé para mim, pois tinha acabado de ler um livro (Por trás do véu de Isis, de Marcel Souto Maior), onde ele achou uma definição interessante. Eu respondi: "é ter esperança, acreditar". Ele respondeu, de acordo com a definição do autor: "fé é a ausência de dúvidas".

Então, neste dia internacional da mulher, vamos renovar a nossa fé atualizando-a dentro deste novo conceito. Não tenhamos dúvidas de que somos mulheres, e como tal, já nascemos com  o gene da maternidade em nosso DNA.

Esse gene, simbolicamente falando, é a nossa força. Se analisarmos, toda mulher, no decorrer de sua vida, é mãe, independentemente de ter gerado ou não. Nós exercemos a maternidade desde pequenas, quando brincávamos de casinha, ao acolhermos um amigo que passa por uma situação difícil, um professor que ampara um aluno, e por aí vai. Esse instinto é nosso.

Portanto, tenhamos fé (ausência de dúvidas!), planejamento (sobre os próximos passos em relação ao tratamento ou o que se pode fazer enquanto não é possível iniciar um novo ciclo), paciência e foco. Esse é o meu desejo para todas nós, mulheres-mães nesse 8 de março de 2013.

Um beijo carinhoso,
D.A.

5 comentários:

  1. Que lindo Dani!
    esse desejo é recíproco: que possamos ter fé todos os dias, de que nosso sonho será realizado, de que esse cantinho especial de nosso coração será preenchido!
    grande beijo!
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nina, essa nossa corrente de vibrações aqui é muito positiva! Beijo

      Excluir