segunda-feira, 11 de março de 2013

Lidando com as barrigas alheias


Que atire a primeira pedra a tentante que nuca ficou mal ao se deparar com notícias de gravidez de amigos, parentes, colegas de trabalho. É como se todos estivessem alcançando seus sonhos, seguindo com as suas vidas, com as suas famílias, e nós estivéssemos ficando para trás. A gente se sente esquecida pela vida (a cegonha, então, nem imagina sobre a nossa existência).

As grávidas formam uma espécie de sociedade secreta, um ambiente onde somente as barrigudas são permitidas para tricotarem seus casaquinhos e trocarem as fraldas. Como não se sentir excluída desse universo de chupetas, papinhas e afins? Parece que chega um momento na vida social de um casal que a criança vira um item obrigatório da estrutura familiar, afinal, todos os amigos são pais. Como ir às festinhas formando uma família composta por duas pessoas? Ué, somos os tios!

Alguns são bem resolvidos com isso, mas não é isso que a gente quer, certo? Dói, mas dói muito lá no fundo, principalmente quando começam aquelas perguntinhas enrustidas querendo cutucar os motivos pelos quais ainda não somos pais, ou frases de consolação, do tipo "quando você desencanar, você engravida". Fácil dizer isso quando a pessoa está com seus lindos bebês no ventre ou no colo. Ou, pior, desconhece toda a nossa caminhada de exames, tratamentos invasivos, resultados negativos, rios de dinheiro gastos...

Mas saiba, que isso tudo que você está lendo é normal. E você não precisa sentir culpa por já ter tido sentimentos e pensamentos algumas vezes nada cristãos em ocasiões em que se viu acuada ou sob pressão diante da questão da sua maternidade.

Hoje, a Psicóloga com enfoque no atendimento a casais com dificuldades de gravidez, Luciana Leis, fala conosco sobre algumas das dificuldades que enfrentamos em nosso cotidiano.

CRP: 06/65352


Por que a mulher sente tanta culpa quando não consegue engravidar?
A mulher, na maioria das vezes, se responsabiliza pela gravidez, já que é em seu corpo que tudo acontece. Percebo que mesmo nos casos onde a causa  de infertilidade se deve a um fator masculino, a mulher costuma também se sentir um pouco responsável pelo problema. Além disso, a sociedade também colabora por alimentar a crença de que se a gravidez não acontece é porque tem algo de errado no corpo da mulher, o que não é verdade, já que 40% das causas de infertilidade são masculinas, 40% femininas e 20% em função a fatores combinados, ou seja, ambos apresentam alguma dificuldade em seu corpo que dificulta a gravidez.

Em alguns casos, essa culpa vem também acompanhada de vergonha. A mulher não consegue compartilhar o seu problema com amigos e familiares. Quando o papo é gravidez, ela desvia do assunto, diz que ainda não chegou o momento dela, ou que está focada no trabalho. Por que isso ocorre?
Isso ocorre porque a dificuldade de gravidez mexe com a feminilidade da mulher, fazendo com que, em muitos momentos, se sinta inferior às outras mulheres que conseguem engravidar. Tudo isso, porque a maternidade é um importante referencial para a identidade feminina, algo que é passado de forma muito valorizada ao longo das gerações. Além disso, desde muito cedo, aprendemos que precisamos batalhar pelo que queremos e que nossa competência garantirá o resultado. Percebo que algumas mulheres sentem-se, de certa forma, incapazes de gerar, como se isso dependesse delas. Acredito ser importante destacar, que fica muito complicado e pesado pensar dessa forma, já que o momento da chegada de uma vida é algo muito maior que a relação sexual e a funcionalidade do corpo; já que a vida e a morte são os grandes enigmas da humanidade. Portanto, é necessário cautela para não nos apropriarmos do que não é nosso.

Sabemos que existe uma cobrança da sociedade, inclusive, com uma "propaganda subliminar" que incute na mente das mulheres que ela só será completa se engravidar e se tornar mãe. Como lidar com esse turbilhão de emoções, ao mesmo tempo em que é preciso administrar o problema fisiológico da infertilidade?
A cobrança social costuma se somar à auto-cobrança da maioria das mulheres que vivenciam essa dificuldade. Se não houvesse a cobrança pessoal, a social não teria tanto impacto. Assim, trabalhar as auto-cobranças internas pelo filho e assumir que nem todos os fatos dependem de nós, pode auxiliar a diminuir essa pressão. Além disso, a psicoterapia pode auxiliar bastante cada um a encontrar recursos internos emocionais, dentro de sua história de vida, para lidar com essa situação.

É comum ficar triste e até com "raiva" quando temos a notícia de que um parente ou amiga engravidou, enquanto nós continuamos na estaca zero, sem perspectivas? Temos que nos envergonhar deste sentimento?
É super comum esse sentimento, e não há que se culpar em senti-lo, não. A “inveja” das barrigas alheias é bem presente quando buscamos engravidar, e o sentimento de frustração de ainda não estarmos em situação semelhante à mulher que já engravidou faz com que possamos sentir isso. Acredito ser importante desmistificar que só podemos sentir emoções positivas, já que emoções negativas, como a raiva e a inveja, fazem parte de todo o ser humano. À medida que conseguimos lidar melhor com a situação de dificuldade de gravidez, esses sentimentos também podem tornar-se menos intensos. Portanto, não se cobrem ou torturem de sentirem isso, afinal, são sentimentos naturais quando estamos vivenciando alguma contrariedade e frustração.

Quais são as suas dicas para a mulher que está vivenciando algum problema para engravidar, encontra-se introspectiva, sem saber como externar seus sentimentos junto aos familiares ou amigos?
Buscar o apoio do marido, que também está passando por essa dificuldade, pode auxiliar bastante, se esse se mostrar aberto a dividir o problema. Participar de grupos de mulheres que enfrentam essa dificuldade a fim de compartilhar esses sentimentos também pode ajudar. Além disso, a psicoterapia individual costuma ser muito eficaz para auxiliar o enfrentamento dessa situação.

Esse mesmo cenário pode acontecer junto ao marido ou namorado. Às vezes o homem não vivencia essa angústia no mesmo nível que a mulher, mesmo que o fator infértil seja dele. Como que a mulher pode demonstrar para ele o quanto ela está angustiada, assustada, carente, sem causar um dano ainda maior?
O homem também costuma sofrer com esse problema, porém, sua forma de lidar com o mesmo é diferente da mulher, que, geralmente, consegue demonstrar mais suas emoções. Porém, nem todos os homens estão dispostos a falar sobre o assunto, até mesmo porque é algo que os faz sofrer também. Muitos, inclusive, reclamam que as mulheres só falam e se queixam dessa dificuldade, o que acaba virando um entrave para a comunicação do casal. Assim, cada mulher precisa sentir se há ou não abertura para expressão desses sentimentos com o marido. Se houver, a dificuldade de gravidez pode aumentar a cumplicidade e união do casal, pois ambos poderão ter a oportunidade de se fortalecerem juntos. Porém, se não houver abertura do marido, o ideal é que a mulher possa buscar outros meios para poder extravasar suas emoções; daí a psicoterapia ou grupos de pessoas que enfrentam essa mesma dificuldade, podem ajudar bastante.


46 comentários:

  1. Dani, parabéns, eu simplesmente amei esse tema.
    A psicóloga parece ter entrado dentro de nossa mente.

    E aquela famosa frase então: quando vc parar de pensar nisso, voce vai engravidar!! affff... como se isso fosse possível, como se a gente conseguisse mesmo não perceber nosso periodo fertil, não ficar contando em que dia do ciclo estamos, e quantos dias falta pra M descer, ou ficar triste e frustrada quando ela desce.

    E eu sempre penso assim: pra vc é facil falar, já está com sua familia completa!! rsss (e depois acabo me sentindo culpada pelo sentimento de raiva que me deixei dominar).
    Esses dias tive que ouvir isso de uma pessoa que eu jamais esperaria ouvir, minha melhor amiga, que levou 2 anos pra conseguir engravidar, teve um aborto, e teve que começar tudo de novo! na mesma hora fiquei tão magoada, que nem soube o que dizer. Fiquei paralizada, e pensando: nossa! ela já esqueceu toda a dor que passou? toda angustia a cada mes que não dava certo? esqueceu que fazia até planilha no excel pra controlar o periodo fertil? e agora que tá com um bebê lindo nos braços vem me dizer pra parar de pensar nisso!

    Realmente é muito difícil lidarmos com essas cobranças em relação a ausencia de filhos.
    Mas o que conforta é dividir essas angustias com pessoas que passam pela mesma situação,, e principalmente, mantermos dentro de nós a esperança de que a nossa vez vai chegar!

    um grande beijo,
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nina, a Luciana trouxe boas reflexões para nós, não é?! Quem se encontra nessa situação de dificuldades para engravidar, desejo de ser mãe, tratamentos, sabe bem como é encarar o "mundo real". E aqueles que felizmente não enfrentaram nenhum desses obstáculos, na maioria das vezes, estão até tentando nos ajudar, mas os tiros saem pela culatra. Uns por por desconhecimento, outros por insensibilidade ou falta de tato, o problema é que o nosso já calejado coração não precisaria de mais essas pisadas. Ainda bem que temos esse apoio mútuo e a nossa força interior. Às vezes achamos que ela está se esgotando. Mas é somente impressão, pois no apuro, ela ressurge, ainda mais forte.
      Boa semana pra você. Beijo

      Excluir
    2. boa tarde!! Dani Almeida concordo como voce falou tudo. sei que mensagem é de 2013 e já estamos 2016 .

      Excluir
    3. Oi tambem não Consigo engravidar e é bem assim mesmo parece que nada na nossa vida faz sentido o desejo de engravidar so aumenta sentimos culpadas por não conseguimos e procuramos respostas por que isso acontece.
      Queria que tivesse um grupo onde mulheres que não.Conseguem engravidar podesse mos falar pata que podessemos desabafar so quem passa por isso consegue entender....

      Excluir
  2. Bom dia Dani! esse post no seu blog me foi muito útil. Ontem recebi a noticia que terei mesmo que fazer a FIV. E o pior, não estou contanto muito com a ajuda do meu marido, o que me causou profunda decepção. Estou me sentindo sozinha nessa luta, pois compartilhar com familiares também não tem ajudado, já que a cobrança sempre acaba acontecendo. Tenho endometriose avançada, sei das minhas dificuldades. Foi muito bom ler a entrevista, confirmou o que eu já suspeitava: preciso de ajuda de um especialista para tratar também a cabeça... Um abraço e parabéns pela matéria. Kel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kel, bom dia! Fico muito satisfeita em saber que os artigos estão auxiliando. Quando resolvi iniciar o blog minha intenção era compartilhar um pouquinho do que tenho vivido nesses últimos anos, pois acho que nessa área da reprodução assistida, ainda falta uma assistência para as pacientes. Nada melhor do que a troca de experiências e o apoio mútuo vindo de quem conhece bem os sentimentos, ou seja, nós mesmas!
      Conte conosco neste espaço, seja para ler o artigo ou para conversar comigo e com as outras leitoras. Beijo

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oi Kel decidi responder a sua colocação pois estou há 3 anos tentando engravidar, operei o ano passado para tirar a endometriose e ela voltou este ano. Tentamos varios tratamentos e tivemos que partir para a FIV, não contamos para ninguém porque ansiedade ja basta a minha. Minha irmã teve um bebe recentemente e ela nao queria ter filhos, quando eu soube da gravidez eu comecei a chorar, não consegui segurar, pode parecer egoismo ou inveja, mas eu nao conseguia parar. Agora ja superei mas tenho muita dificuldade em falar deste assunto com as pessoas prefiro não dizer nada. Fiz terapia também e pelo menos pra mim nao me ajudou muito. Mas eu queria que soubesse que todas passamos por dificuldades mas que independente disso não perca a força e a esperança eu acredito que tudo nesta vida tem um porquê e estamos desenvolvendo algo que nos será necessário para quando nossos bebes chegarem. Tudo de bom pra todas nós e Dani parabéns pela matéria e pelo blog. Bjo Renata

      Excluir
    4. Kel, não desiste da terapia, o resultado vem a longo prazo, mas vem. Durante o tratamento as decepções acontecem e é muito bom estar acompanhada por alguém da psicologia. Até pq familia e amigos não entendem e mandam a gente 'relaxar"... se fosse só relaxar, estava tudo resolvido, não?!

      Excluir
  3. Olá Dani, adorei o seu blog. Estou tentando engravidar a 2 anos e até agora nada. Me sinto muito pressionada por todos que estão em minha volta. Principalmente, por terem casais próximos que casaram bem depois que eu e já estão com seus filhos. Festas de crianças para mim são um martírio, até gosto quando não sou convidada ! Durante alguns anos nós evitamos engravidar pq queríamos adquirir estabilidade financeira antes desse "grande passo". Planejamos tudo, hoje temos uma vida confortável e condições de criar um filho, mas, cadê o filho ????? É difícil, principalmente quando vemos casais que não tem sequer condições de dar o mínimo que uma criança precisa e, mesmo assim estão "grávidos", ou mulheres que engravidam não pq querem ter um filho mas, numa tentativa de fazer o marido "esquecer" o filho que tem fora do casamento. Tenho uma vizinha que já fez vários abortos, e, está grávida denovo. Parece que as pessoas fazem questão de nos dizer que estão esperando um bebê, "esfregando" isso em nossa cara. As vezes me bate uma tristeza e vontade de chorar, mas, tento se forte e ter esperança, não quero jogar mais peso em cima do meu marido (nós já descobrimos que o problema está nele). Só vou tentar FIV em último caso, até lá, espero o milagre, acredito que Deus possa transformar esse diagnóstico. Torço por vc e, em breve nós duas teremos boas notícias !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, querida, bem-vinda ao blog. Sinta-se a vontade para visitar sempre que quiser, seja para ler os artigos, comentar ou desabafar. Tenho percebido cada vez mais o quanto os sentimentos são comuns entre nós que enfrentamos dificuldades para engravidar e como nos sentimos oprimidas, culpadas, solitárias... Se não bastasse toda a carga da infertilidade, ainda temos mais um monte de outras coisas e pessoas para lidar, não é?
    Você comentou que procura sempre ser forte. E isso é muito bom. Mas permita-se também extravasar suas emoções de vez em quando. Você não é de ferro e está passando por um monte de coisas que fogem do seu controle. Você não precisa para isso aumentar a carga do seu esposo. Com jeitinho, procure fazer com que ele compreenda que em momento algum você o culpa por isso, pois realmente não tem nada a ver. O que nos entristece é a situação de forma global, pois as mulheres realmente são mais afetadas pela questão da maternidade.
    Em relação ao tratamento, pense nisso com carinho. Se você tiver condições de buscar por essa ajuda, considere-a. Vai que vocês são um dos casais privilegiados que conseguem a gravidez nas primeiras tentativas? Claro que você também deve estar preparada para a FIV, pois ela envolve um processo cheio de etapas a serem vencidas. Mas, avalie. Você tem opções. Esse é o lado bom da história: as escolhas!
    E conte conosco por aqui.
    Espero ter ajudado um pouquinho.
    Beijo com carinho, Dani

    ResponderExcluir
  5. Pensamentos passam em nossas mentes, como passarinhos voando em cima das nossas cabeças, mas não devem fazer ninho, ou seja não devemos alimentar esses pensamentos.
    E a forma de espantar esses pensamentos quando vierem é direcionar para outros pensamentos bons.

    ResponderExcluir
  6. meu maior sonho e ser mae. E faz tres meses q minha mestruação nao venho. To com sintomas de gravidez. To com mto medo pq tenho andometriomas. Tomei durante 6 meses tamisa 30 . E quando parei na ultima cartela a mestruação nao venho. To com medo q isso nao seja gravidez e eu fique mau. Tentei me matar 5 vezes e sei q dessa vez vai ser o fim. Sou professora de um jardim . E adoro criança. Tenho varios sobrinhos. Nao sei mais o q eu faço. To com medo de me iludir e nao realizar meu maior sonho de ser mãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR FAVOR, CALMA!!! Eu sei o que você está passando, acredite.
      Também já sofri inúmeras tristezas e frustrações por não conseguir engravidar. A dor pode parecer insuportável. Mas não é! A vida é muito maior e nos proporciona surpresas. Porém, elas só acontecem na hora certa, que é quando Deus permite.

      Por isso, não atente contra a sua vida. Tenha paciência e fé.

      Primeiramente, busque pela ajuda de um médico em quem você confie. Explique a ele a situação, diga do seu medo se um negativo, das suas tristezas, inclusive do desejo de interromper sua vida.

      Ele certamente irá te ajudar. E converse também com pessoas em quem você confia. Não tenha medo e nem vergonha. Fale com honestidade e peça ajuda.

      Sei que parece fácil falar, mas vc precisa ter calma e paciência. Você vai realizar seu sonho de ser mãe SIM!

      Mas para isso, você precisa estar preparada para enfrentar todas as etapas. A vida muitas vezes nos testa. E vc está passando por esses desafios.

      Confia em Deus e na vida. Acredite, eu tb sofri muito. Vai valer a pena.
      Por favor, busque ajuda, ok? Um abraço carinhoso de quem desde já está torcendo muito por você.

      Excluir
  7. tenho 32 anos fui casada por 3 anos fiz vários exames e meu medico disse que eu não tinha nenhum problema,porem o espermograma do meu marido deu alteração o medico disse que teria que fazer tratamento mas ele não fez.com o tempo nos separamos ele conheceu outra pessoa e em 6 meses ela engravidou e eu me casei de novo e ate hoje não consigo engravidar,choro aoo ver uma mulher gravida e penso que eu nunca vou saber qual sera a sensação de ser mae carregar um filho na minha barriga acho que nunca vou saber o que é isso pq não tenho mais esperança.

    ResponderExcluir
  8. Calma, querida! Não leve as coisas tão ao pé da letra. OK, seu marido que teoricamente tinha um problema conseguiu engravidar.
    Mas na medicina não há receita de bolo, onde tudo é exato. Vc se consultou com outro especialista? Não tema em pedir uma segunda, terceira, quarta, enfim, quantas opiniões forem necessárias. Eu passei por 4 equipes médicas diferentes até conseguir engravidar!
    Esse processo da infertilidade é cansativo, longo, a gente tem que persistir até conseguir.
    Em que cidade vc mora? Me diga, quem sabe eu não posso te indicar um bom médico?
    Um forte abraço, Dani

    ResponderExcluir
  9. Olá Dani, parabéns pelo blog , lendo os depoimentos e as experiências me emocionei parecia que estavam falando sobre mim. Tenho dificuldades para engravidar pois tenho endometriose já fiz de tudo, conseguir uma vez engravidar depois de 4 anos de tratamentos de muitas medicações, mas infelizmente perdir com 5 semanas. Carrego comigo essa sensação de impotência, de cobrança das pessoas, cobrança de meu marido que não expressa abertamente esse sonho mas eu sei que ele tem pois gosta muito de criança e o pior de tudo é a carga que carrego sobre mim. Peço a DEUS que tire dos meus pensamentos essa vontade de ser mãe, mas não adianta, todo mês é a mesma coisa,um misto de fé e frustração não aguento mais. Queria esquecer ou me convencer que isso é um sonho que talvez eu não realize, seria melhor para mim. Minhas melhores amigas engravidaram ao mesmo tempo, me sinto um patinho fora da lagoa, excluída, por mim mesma, como falar de algo que você não conhece ou vivenciou. Difícil. O bom é saber que não é só comigo que acontecesse esses sentimentos de inveja, de raiva, outras pessoas também passam pela mesma coisa pude comprovar lendo os depoimentos do seu blog e o difícil para mim é saber lidar com essa situação, estou cansada, não aguento mais, não suporto mais, não quero ter esperanças, mas todos os meses ela vem me fazendo sofrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida, não se cobre. tenha calma e persistência que na hora certa as coisas acontecem. e não se sinta mal, afinal, somente vc sabe o que se passa em seu coração, não é? beijo carinhoso

      Excluir
  10. oi dani sou casada vai fazer dois anos e a um ano e alguns meses quando resolvir engravidar,descobri q tinha hpv e estava no nivel 3 e tive q fazer uma cirurgia q retirou quase todo meu colo do utero,o medico disse q eu poderia engravidar,mais vai fazer um ano q fiz essa cirurgia e até agora nao consegui engravidar,estou ficando desesperada!!! será q nao vou engravidar???

    ResponderExcluir
  11. vai engravidar sim! tenha fé. converse com seu médico e discuta as opções que de repente poderão ajuda-la a engravidar logo. sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Ola adorei essas palavras parece q tudo foi pra mim e é como mim sinto estou na luta a 6 anos para engravidar o problema é tu meu esposo pois ele não produz espermatozoide é da onda vem a minha maior frustação ele parece não sofrer como eu...sinto uma sessação muito ruim..

    ResponderExcluir
  13. Olá! vcs já pensaram em fazer um tratamento com sêmen doado? Converse com seu esposo, pode ser uma alternativa pra vocês. Abraços

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi! Foi bom ler as declarações, pois são fatos e sentimentos que realmente sinto. Faz 5 anos que tento e ás vezes bate desanimo, choro e daí penso, tenho de mudar minha atitude e pensamento para levantar e lutar . Cheguei a pensar o que é a fé e como recuperá-la? Demorei um tempão para trazer ela de volta em meu intimo pois não é algo que se acha em uma prateleira, mas sim ter certeza mesmo quando ninguém pode afirmar ou comprovar. A fé nos move, dias melhores virão vamos passar por esta provação firmes e tendo fé que alcançaremos nosso sonho. Abraços

    ResponderExcluir
  16. quero aqui compartilhar um sentimento que só as tentantes conseguem compreender como sentimos diante desta situação,totalmente inseguras,tristes,não conseguimos falar para as outras pessoas pelo fato de não darem muito bola pra que falamos,nos sentimos em um mundo a onde não fazemos parte dele.

    ResponderExcluir
  17. Oi pessoal!
    Tenho 35 anos e há 3 tento engravidar... Tinha um ritmo de vida maluco e virava noites sem fim trabalhando e no dia seguinte tb... E foi assim por quase 3 anos...
    Há 2 meses comecei a ter uma vida normal, mas até agora, nada... Já fizemos todos os exames e não tem nada errado com a gente... Então escuto sempre: relaxa que logo vc engravida... Qd vc menos imaginar, vc estará grávida... Esquece que vc engravida...
    Meu Deus, como se isso fosse possível.. Quem quer engravidar sabe exatamente o seu dia do ciclo, fica esperando ansiosa pela menstruação ( pra ela não vir) e qd ela vem... Meu Deus, só quem já passou por isso consegue imaginar a dor que é. Hoje passei por isso de novo... Tinha a sensação de que estaria grávida dessa vez... Uma ansiedade louca... Daí o fluxo desce pra te jogar na cara que, mais uma vez, vc não conseguiu... Meu marido é um amor, e não sabe mais o que fazer pra me acalmar... Chorei o dia todo hoje... Como isso dói... Lá no fundo mesmo...
    Quem escreveu esse post soube colocar as palavras exatas e descrever as situações com as quais temos que lidar toda vez... Sério, se mais alguém aparecer grávida eu tenho um troço... Familiares, amigos,até os famosos da TV engravidam antes de mim...
    Sei que tudo tem sua hora e razão.. Mas a dor que a gente sente não entende isso...

    ResponderExcluir
  18. Ola meninas. Também passei por essa luta. Foram quase oito anos de angústia e dor até que o melhor de Deus viesse sobre minha vida. Sei que esse blog é pra quem ainda está tentando, mas se vocês quiserem gostaria de compartilhar o que passei a história é longa, mas creio que possa fortalecer a fé de vocês.

    ResponderExcluir
  19. Mais uma noite de insônia pela a ansiedade que me segue em ser mãe. São doze ( 12) anos tentando. Tenho ovários policísticos (apenas isso) meu marido é normal. Perdi a vontade de viver por muitas vezes, e ainda perco. Faz duas semanas que minha melhor amiga descobriu que está grávida, de tanta dó que ela sente de mim, me chamou para ser madrinha ( como se isso me deixasse feliz!!!!) Nem vou escrever aqui o que eu já pensei sobre isso,tenho vergonha. E pior minha cunhada casada com o irmão do meu marido tbm esta gravida, eu já não gosto dela desde que engravidou do primeiro filho que faz 8 anos já, tivemos problemas familiares com esse meu cunhado. E agora vindo sobrinho mais uma vez.affff já pensei em largar do meu marido, em me matar, em sumir, nossa tantos sentimentos. Queria ver minha cunhada e minha amiga perder os bebês, só para verem elas sofrerem, e acredite, nem vão chegar perto do meu sofrimento. Que triste né? Pensar assim. Faço terapia a 3 anos, estou indo para o milésimos tratamento. Cansei, estou esgotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda pelo seu desabafo. Está me ajudando a entender o que se passa com a minha irmã. Saiba que você não é a única a se sentir assim. Minha irmã está muito mal e agressiva, cortou contato com muitos amigos e familiares. Principalmente os que tem crianças pequenas e bebês. Eu tenho medo do que ela possa fazer.

      Excluir
  20. Mais uma noite de insônia pela a ansiedade que me segue em ser mãe. São doze ( 12) anos tentando. Tenho ovários policísticos (apenas isso) meu marido é normal. Perdi a vontade de viver por muitas vezes, e ainda perco. Faz duas semanas que minha melhor amiga descobriu que está grávida, de tanta dó que ela sente de mim, me chamou para ser madrinha ( como se isso me deixasse feliz!!!!) Nem vou escrever aqui o que eu já pensei sobre isso,tenho vergonha. E pior minha cunhada casada com o irmão do meu marido tbm esta gravida, eu já não gosto dela desde que engravidou do primeiro filho que faz 8 anos já, tivemos problemas familiares com esse meu cunhado. E agora vindo sobrinho mais uma vez.affff já pensei em largar do meu marido, em me matar, em sumir, nossa tantos sentimentos. Queria ver minha cunhada e minha amiga perder os bebês, só para verem elas sofrerem, e acredite, nem vão chegar perto do meu sofrimento. Que triste né? Pensar assim. Faço terapia a 3 anos, estou indo para o milésimos tratamento. Cansei, estou esgotada.

    ResponderExcluir
  21. Palavras de conforto, tudo o que eu precisava nesse momento de desânimo... Nem todos entendem nossa dor de querer gerar um pedacinho de nós e não conseguir. Nós tentantes já passamos por tantas frustrações, mas não nos deixemos abater, há um Deus que olha por todas nós e há de nos abençoar com o nosso tão sonhado milagre. Confesso que estou bastante desanimada, sou tentante oficialmente há 3 anos, sou casada e meu marido também sonha em ter filhos, eu tenho SOP e por mais que os médicos digam que é possível engravidar parece que esse sonho anda mais distante de acontecer. É tão triste esperar por um POSITIVO e ele não vir. Em fim... Não desanimemos meninas, vamos pensar que já estamos carregando nossos filhos e na verdade estamos mesmo, eles se encontram em nossos corações, e o meu amor por meu filho ou filha só aumenta a cada dia, só falta mesmo o meu corpo começar a gerá-lo, pois o meu coração já guarda todo amor do mundo para ele (ela). Fiquem com Deus e espero que em breve consigamos realizar nosso sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Forca fe em deus e tudo dara certo lembre se sempre q a um deus q nao conhece o impossivel no tempo certo deus vai li dar conforme o desejo do seu coracao ate mais de um eu acho q vc conhece a historia de ana ela tambem nao podia ter filhos mais quando fes um voto a deus ele li deu mais do q tinha pedido leia a biblia em primeiro a samuel e vc vera nao se preoculpe vc tambem tera filhos deus te abencoe e relise todos os desejos do teu coracao

      Excluir
    2. Forca fe em deus e tudo dara certo lembre se sempre q a um deus q nao conhece o impossivel no tempo certo deus vai li dar conforme o desejo do seu coracao ate mais de um eu acho q vc conhece a historia de ana ela tambem nao podia ter filhos mais quando fes um voto a deus ele li deu mais do q tinha pedido leia a biblia em primeiro a samuel e vc vera nao se preoculpe vc tambem tera filhos deus te abencoe e relise todos os desejos do teu coracao

      Excluir
  22. Obrigada Dani pelo seu blog. Minha irmã não consegue engravidar. Ela está ficando cada vez mais insuportável. Está sempre de mau humor e atinge a família toda com suas grosserias. Para piorar tem sempre alguma tia para lembrá-la que ela não "consegue" engravidar e que ela está ficando "velha" para ter filhos (ela está com 38 anos e tenta engravidar desde os 32). E para piorar mais ainda eu sou 3 anos mais nova e tenho 3 filhos (em escadinha). Ela participou das minhas 3 gravidezes uma atrás da outra, dos partos e dos puerpérios enquanto ela mesma tentava engravidar. Agora ela resolveu que não fala mais comigo, nem quer saber dos sobrinhos. Também cortou contato com a maior parte da família. Seu blog está me ajudando a entender melhor o que está passando com ela e porquê tanta raiva, tanta negatividade dentro do coração dela. Ela se recusa a manter contato e tenho medo que ela pense em suicídio. Ela também se recusa a procurar ajuda psicológica... Tá difícil...

    ResponderExcluir
  23. Eu amei esse topico pois mim sinto assim tambem eate hoje nao consigo engravidar mais eu sei q depende tambem da vontade de deus no tempo certo estaremos todas de posse de vitoria

    ResponderExcluir
  24. Eu amei esse topico pois mim sinto assim tambem eate hoje nao consigo engravidar mais eu sei q depende tambem da vontade de deus no tempo certo estaremos todas de posse de vitoria

    ResponderExcluir
  25. Fe em deus gente q tudo dara certo tambem nao engravidei ainda nais pra tudo tem um tempo determinado por deus confiem nele q tudo dara certo

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde gente resolvi procurar algum lugar q falasse disso e achei vcs aq falando das mesmas coisas q sinto. Raiva injeva dor tristeza td ao mesmo tempo mais vejo q aq nao tem Mulhres com 41 anos e q nao consegue engravida como eu. Eu na vdde estou tentando ja faz ins bons anos e nada tdas as tentativas frustadas com a chegada da menstruação, essa ano resolvi seguir firme p ver o q temos p nao ter filhos e meu marido deu baixo ai esta tomando remedio p ver se conseguimos estou esperançosa esse mes, ele tem q faze tramemto por 3 meses ai repetir o exame. Estou confiante q eu consiga engravida logo ja no primeiro mês.Mais confesso p vcs meu coraçao esta mais agitado q da outras veses de tentaivas. Espero consegui desta vez. Muito bom ver q tem muitas aq q ja pensaram como eu. Vivi muito a vida de meus irmaos e e deixei a minha vida de lado ate mesmo de faze tratamento p engravida. Questão financeira tbem nao me deixavam continuar mais esse ano acho q vai da td certo. Vo consegui ter grana p os remdios e exames. Bjs o obrigada gente

    ResponderExcluir
  27. Não consigo engravidar tem 10 anos, as vezes me pergunto se realmente nasci pra ser mãe ou se isso é um tete de pasciência.

    ResponderExcluir
  28. Ao ler alguns comentários percebi que não sou a única que apresenta certos sentimentos.
    Estou casada 5 anos e venho lutando contra as irregularidades dá menstruação e também os ovários micropolicisticos.
    Eu estou com 29 anos e a um ano depois de ter controlado os policísticos estou sem tomar anticoncepcional.
    Mas a tortura é grande.Minha ginecologista mandou tomar indutor de ovulação por 6 meses q
    Estava conseguindo ovular.Mas engravidar nada.A médica pediu q parasse de tomar porque tinha que perder peso.
    Nessas tentativas descobri em um citológico que estou com HPV.
    O mundo caiu emmi há cabeça.
    Casei virgem.
    Mas antes tivesse sido a pior prostituta.
    Pois saberia que tinha o que procurei.
    Tive vontade de morrer, de me matar.
    Chego a pensar o que fiz por passar por tudo isso.
    Dentro de um ano todo mundo resolve engravidar e consegue e eu o que consegui foi um HPV.
    Amigas, colegas, cunhada do esposo que casou faz 1 ano. Todo mundo em minha volta está grávida.
    Eu atraso a menstruação e nada.
    A médica disse que tenho que perder peso.
    Sem falar que meu marido me controla e não posso comer o que gosto que ele fica dizendo coisa.
    Eu não sei mais o que pensar.
    Tenho muita fé em Deus que um dia eu possa ser realmente fez.
    E ter a maior benção dá minha vida.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia! Tenho amigas que não podem engravidar, fico sem chão e sem saber o que falar, descobri minha gravidez a pouco tempo (da qual tmb acreditei ter dificuldade para engravidar) e queria saber o que dizer a elas para ñ ser desagradável.Dar realmente uma palavra amiga, de conforto e que a motive

    ResponderExcluir
  30. Me vi em muitas situações aqui,não aguento mais...tentando há 11 meses...e sei q este tbm terei mais uma decepção e assim completo 1 ano de tentativas... tem dias q durmo chorando,não entendo pq não consigo..tenho vergonha do meu marido qdo ele me pega chorando pelos cantos e sabe bem q é por isso,msm eu mentindo q não...jamais imaginei passar por tanta dor...a dor da espera é massacrante,todo mês me sinto vazia,inútil,imprestável. Já pensei em me separar,pq não acho justo q meu marido tão jovem jamais seja pai pq não posso ter filhos...ele não concorda.mas,tenho mta vergonha do julgamento dos outros,da família dele principalmente...tô cada vez mais em pedaços...falo q desisto,já nem choro mais quando a menstruação vem,já estou conformada,pelos sinais q meu corpo dá de que sempre "não foi desta vez".

    ResponderExcluir
  31. Nossa, estou passando por tudo isso eu faço exatamente o que fala na matéria quando me perguntam se não quero engravidar logo invento uma desculpa de que não está na hora, nossa fora a piadas é muito frustrante, uma vez fui visitar um parente que o filho de acabado de nascer o mesmo fez piadas super desnecessárias ,falando que eu deveria experimentar ser mãe ,nossa eu sai arrasada de lá ,me sentindo a pior mulher do mundo ,chorei muito é super frustante as pessoas acharem que a gente não quer quando na realidade estamos passando por um problema ,esse mês estou arrasada pois minha M mais uma vez veio e junto dela a frustração e a tristeza cada mês sofro mais e sozinha já que não divido esse problema com ninguém.
    Mas essa matéria me fez ver que não estou sozinha nessa

    Atenciosamente P...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que matéria incrivél...
      sinto isso todo dia, as pessoas adoram falar quando vc desencanar você engravida, queria eu acreditar nisso.
      Eu e meu marido, estam,os vivendo isso a 5 anos já...Ele não fala muito no assunto, mas ambos temos problema..
      Eu sou um pouco diferente dele, toda vez que alguém me pergunta falo a verdade que ambos temos problema....
      Porque para as pessoas de fora é fácil falar, difícil mesmo as vezes é lidar com tudo isso são muitos sentimentos juntos....De raiva,de dor e de esperança, porque apesar de tudo nunca perdi a minha.
      E sei e acredito que de um jeito ou de outro vai dar certo.

      Excluir
  32. Parabéns pelo blog.
    Lendo os comentários e também as palavras da Dani eu vi que não estou sozinha nessa.
    Dói tanto é tão triste, e todas na minha volta estão grávidas, fico tmgeliz por elas mas ao mesmo tempo sinto um aperto, uma destruição por dentro, choro todos os dias quase me culpando, acredito muito em Deus sei que ele vai nos ajudar, e em breve seremos mães não vamos desistir.
    Dói muito cada negativo, cada menstruação que desce é uma decepção mas não vamos desistir meninas.
    Esse sonho vai além de tudo.
    Mas confesso que muitas vezes tenho vontade de desistir.
    Um beijo no coração de cada uma de vcs.

    ResponderExcluir