segunda-feira, 25 de março de 2013

O que acontece com a menstruação depois da FIV/TEC?



Entrevista com o Dr. Marcos Höher,  integrante da equipe do Centro de Reproduçao Humana Nilo Frantz , sobre as características do ciclo menstrual após ciclos de fertilização in vitro (FIV) e ou transferência de embriões congelados (TEC).
Dr. Marcos Höher: Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Residência em Ginecologia e Obstetrícia pela Santa Casa de Porto Alegre (UFCSPA); Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO; Ultrassonografista na área de Ginecologia e Obstetrícia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR);Pós–graduação em Gestão de Serviços da Saúde pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IACHS/PUCRS); Fellow em Medicina Fetal pela Universidade de Autônoma de Barcelona (Instituto Universitário Dexeus); Especialização em Reprodução Humana pela Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA) e pelas Universidades de Paris V e Paris VI (CRM-RS: 18876). Contato: www.nilofrantz.com.br
O que pode acontecer com o ciclo menstrual após um ciclo de FIV ou TEC que não resultaram em gravidez? Ciclos de fertilização in vitro que infelizmente não resultam em gravidez são sucedidos pela ocorrência do fluxo menstrual. Apesar da menstruação ser um fenômeno fisiológico que marca o fim de um ciclo e o início de outro, verifica-se que o aparelho reprodutivo ainda não retornou por completo ao status pré-tratamento. Os ovários habitualmente se encontram ainda aumentados de volume e organismo feminino está retomando a sua anatomia e o seu funcionamento. Esta involução gradual costuma levar vários dias ou até mesmo algumas semanas. Já nos ciclos de transferência de embriões que se encontravam criopreservados o retorno ao funcionamento normal se dá de forma quase imediata. O ideal após uma tentativa que não resultou na desejada gestação é que seja feita uma investigação para explicar ou tentar identificar a causa do insucesso. Neste momento, caso, ainda não realizados, alguns exames podem ser utilizados nesta avaliação. Dentre estes, alguns dos mais solicitados são a histeroscopia, exame que verifica como está o interior da cavidade uterina onde são colocados os embriões e a parte imunológica da paciente.

Após um beta negativo, o que acontece logo a seguir? A mulher já menstrua? A progesterona (Utrogestan®, Crinone®, Evocanil®, dentre outros) é imediatamente interrompida? O teste de gravidez negativo, quando realizado na data indicada pelo médico e em um laboratório de boa qualidade, permite a suspensão dos medicamentos até então utilizados, sendo um deles a progesterona de uso vaginal. O sangramento menstrual ocorre, em média, 2 a 10 dias após a interrupção deste hormônio.

Neste mesmo ciclo ovula-se normalmente ou pode acontecer de não ovular? Assim como ocorre após a suspensão da pílula anticoncepcional, a retomada dos ciclos menstruais ovulatórios regulares após os ciclos de fertilização in vitro acontece de uma forma bem variável e pouco previsível. Algumas mulheres rapidamente tem sua produção hormonal restabelecida, enquanto outras vão necessitar de mais tempo para retomarem a sua plena capacidade ovulatória.

E no mês seguinte, a menstruação poderá atrasar? Os hormônios poderão ficar "bagunçados"? No segundo mês (ou ciclo) após uma fertilização in vitro a maioria das mulheres já recuperou a sua produção hormonal. A duração do tratamento corresponde a 1(um) ciclo e no seguinte é comum haver alguma irregularidade ou disfunção. No entanto, no ciclo subseqüente tudo já deve estar voltando ao normal.

É comum a formação de cistos após o uso de medicamentos que estimulam os ovários durante a FIV / TEC ou isso é mito? A formação de cistos pelo ovário é extremamente freqüente entre a menarca (primeira menstruação) e a menopausa (última menstruação). O ovário, por natureza, é um órgão em constante atividade e mutação. O folículo ovariano, cavidade líquida que alberga o óvulo, nada mais é do que um pequeno balão que cresce e, em um determinado momento, rompe liberando o óvulo, fenômeno este denominado de ovulação. A não ruptura do folículo ovariano acarreta na formação de um dos tipos de cistos mais comuns e inofensivos de cistos, o cisto folicular. O uso de indutores da ovulação via oral, como é o caso do citrato de clomifeno está relacionado a uma maior ocorrência de cistos. Já no ciclo de FIV o que se verifica é o crescimento intencional de múltiplos folículos ovarianos. Após a punção para coleta dos óvulos alguns destes folículos puncionados se enchem novamentente de líquido (chamado de transudato) ou de sangue formando múltiplas pequenas cavidades císticas. Trata-se de algo esperado e com regressão completa transcorridos alguns dias ou semanas. Na ocorrência da gestação é observada uma reabsorção mais lentas destes "cistos" e uma persistência dos mesmos até a completa reabsorção por um período mais prolongado.


37 comentários:

  1. Sou Marie,obrigada Dani foi esclarecedor demais, já que nossos médicos depois do negativo quase nem falam com a gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém me consegue dizer se ao tomar zumenon uma semana antes de menstruar o período pode atrasar ?

      Excluir
  2. Tive borra de café por mais de oito dias,e depois veio a mest...e a barriga continuou enxada mesmo depois. È normal para um teste q deu negativo?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite sou Michele, fiz punção dia 23 mesmo estando com início de uma menstruação e consegui 5 óvulos no dia da transferência não pude realizar o tratamento, pois continuava descendo uma borra de café fiquei muito triste e o médico teve que congelar os embriões, agora só devo fazer a transferência em agosto. Gostaria de saber se é normal acontecer de menstruar fazendo uso de tanta medicação para uma fiv?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, fiz a minha 2º FIV e no 10º dia menstruei assim o beta deu negativo, e o meu ciclo sempre foi regular de 28 no máximo 30 dias e já faz 34 dias e nem sinal da menstruação será que é normal?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Dr!!! Tenho 37 anos e em dezembro de 2014 fiz uma fiv que não resultou,agora no ultimo dia 3 fiz uma tec com no 11 pos transferência tive um ligeiro sangramento que não voltou aparecer segunda feira fiz um beta e deu valor quarenta hj repeti e continua quarenta isso é normal , foi um aborto ou que aconteceu??? O problema de infertilidade e com meu marido espermas de ma qualidade.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Olá me chamo Quezia sou de Salvador deixei um comentário com dúvida sobre FIV mas nao havi a resposta enfim agora ja tenho .Tenho 30 anos desde de junho estou neste proposito de engravida tenho uma relação homo afetiva a 10 anos enfim...fiz todos os tipos de exames e nada de anormalidades foram encontradas inclusivee a clinica me pediu para ser doadora de óvulos para a clinica e eu aceitei dia 8/10 colheram os ovulos transferi 1 embrão dia 10/10/2015 dia 21/10 comecei a ter borra avisei a clinica e me passaram q era normal dia 24/10 a noite a menstruação desceu normal sangue vivo avisei a medica domingo pela manha e ela mandou eu aumentar a quantidades do utrogestan enfim na segunda dia 26/10 foi meu beta deu negativo dia 30/10 estou indo para um encontro com a medica para que ela me passe a possivel causa no negativo é triste frustante doloroso é uma sensação horrivel sem contar no gasto. enfim dia 10 faz um mes que coloquei o embriao e estou com vontade de repetir esse beta por conta própia pois, vi em um blog pessoas relatando que deu negativo e com um mes deu positivo isso realmente e possivel vc sabe me dizer? obrigado!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dr. Interrompi meu tratamento, só 2 folículos e pequenos, dia 30 de novembro e até hoje minha menstruação não desceu. Sinto dores como se fosse colicas mas a menstruação não desce. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  8. Fiz uma icsi sem sucesso a menstruação veio a 25 de novembro... E até agora ainda não desceu... Já lá vão 32 dias! Não tenho nenhum tipo de sintoma que esteja para vir a menstruação.. Alguém já passou por isto? É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua menstruação veio? Estou na mesma situação, fiz a TEC em 01/11/2016 e recebi um negativão :-(, a menstruação desceu dia 14/11/2016 e até hoje (05/01/2017) ela não veio.
      Fiz algumas ultrassons em Dezembro e resultado Fundo de saco livre, o que pode ser?

      Excluir
  9. Depois da coleta dos óvulos ,quanto tempo leva pros ovários voltar ovular normal ?

    ResponderExcluir
  10. Alguém ai tem ovário policísticos e não menstroa, e que fez a fiv??

    ResponderExcluir
  11. Depois da puncao, com quanto tempo posso voltar a academia??

    ResponderExcluir
  12. fiza fiv dia 05/06/16 dia 18/06/16 vou fazer o teste de gravidez so que a dat que a minha mestruação custuma vim é dia 12 e estou sentindo dores como se fosse vim pra mim é normal e se desce pra mim o que eu devo fazer sera uma perca

    ResponderExcluir
  13. Fiz a transferência dia 3 de agosto e desde o dia 8 estou com sangramento tipo uma borra de café mais em pouca quantidade fiz o beta quantitativo dia 16 conforme a médica pediu deu negativo ela pediu para parar com os medicamentos que vai descer a menstruação mais estou à 11 com borra de café gostaria de saber se é normal se vai descer a menstruação ou devo repetir o beta obrigada

    ResponderExcluir
  14. Amiga, fiz minha fiv dia 8 n sinto nenhum sintomas, é normal?

    ResponderExcluir
  15. Meu progesterona deu mt baixo 14 estou mt triste, sinal de algo errado? Me ajude dia 19 fç meu beta, tou em panico

    ResponderExcluir
  16. Meu progesterona deu mt baixo 14 estou mt triste, sinal de algo errado? Me ajude dia 19 fç meu beta, tou em panico

    ResponderExcluir
  17. Amiga, fiz minha fiv dia 8 n sinto nenhum sintomas, é normal?

    ResponderExcluir
  18. Nossa vou coleta meus ovulos segunda-feira dia 3 outubro.estou 30 óvulos, terei fazer transferência somente proximo ciclo.devido hiper estimulação

    ResponderExcluir
  19. FIZ A FIV NO DIA 23-09-2016. INFELIZMENTE DEU NEGATIVO! É COMO SE TIVESSE TOMADO UM BALDE DE AGUA FRIA.. MINHA MESTRUAÇÃO AINDA NÃO VEIO. ESTOU AGUARDANDO. QUE DEUS ME AJUDE"! POIS PAGAR NÃO PODEREI MAIS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb não podia pagar, fiz uma icsi dem sucesso, mas descobri q alguns advogados tem tudo sucesso com plano de saude. A minha cobriu td, até a medicao. Oootima advogada!

      Excluir
    2. Alíne poderia me passar o contato dessa advogada.Obrigada

      Excluir
  20. Aine, voce é de onde? me inidca seu advogado?

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde preciso ajuda.estou a fazer o estradiol zumenon e progeffik para transferência de dois embriões mas no ultimo antes da transferência veio sangramento como menstruação com cólicas.
    Será possível haver transferência nesse estado?

    ResponderExcluir
  22. Olá.. presciso de ajuda....fiz avfiv no dia 19/09,e fiz o Beta dia 03/10 e deu negativo e me sinto bem....hj 09/10 fiz Beta denovo deu 2.00 acho que é negativo. Mais a minha menstruação está atrasado a 6 dias. Estou tentando falar com a minha Go e ela não atende eu continuo tomando primogina e ultragestam... Ou o que faço.... por favor se alguém puder me ajudar

    ResponderExcluir
  23. Oi podem me chamar Marley hå dois anos e meio eu tomava injeçao ha seis meses decidi parar ,é estar descendo uma borra diariamente que so faz melar a calcinha ja tem mais ou menos dois meses eu não to sabendo lidar com essa situação tem dias que passar dois ou três dias sem descer nda

    ResponderExcluir
  24. Estou no D9 da trasferencia embrionaria ,fiz um exame de farmacia de tarde e deu negativo,irei fazeer o de sangue sexta,será que pode dar positivo?
    Começou um leve escape,marronzinho,seria um bom sinal esse escape?

    ResponderExcluir
  25. Estou no meu d9 de transferencia com perda de algo rosado.. faz 4 dias..fiz um teste de farmacia deu negativo ..quarta e o dia de fazer o beta.. ja estou desanimada..

    ResponderExcluir
  26. Ola fiz minha fiv e no D8 começou a descer muitooo estou no D10 e continua descendo meu medico pediu pra aumentar o Utragestan estou aflita

    ResponderExcluir
  27. Boa noite! Fiz minha fiv no dia 24 de Dezembro e ocorreu o mesmo q aconteceu com a maioria minha mestruacao veio antes do beta, por conta disso tive que antecipar pra fazer o beta um dia antes e veio a decepção resultado 2.0 negativo. Hoje fico me perguntando pq o índice de negativos e tão grande já que é feito um batalhão de exames antes do procedimento. E não vejo explicação concreta para o fato, já que está tudo ok com vc. Queria entender

    ResponderExcluir
  28. Minha filha fez fiv in vitro dia 19 de junho hoje dia 19 de julho ,fez ecografia tras vaginal e so conseguiu ,ver o saco gestacional e normal

    ResponderExcluir